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dc.contributor.advisorPaulin, Grasielle Silveira Tavares-
dc.contributor.authorCunha, Arthur Drumond da-
dc.identifier.citationCUNHA, Arthur Drumond da. O uso da música como uma ferramenta para o acesso à memória autobibliográfica em idosos com alzheimer: uma revisão integrativa. 2022. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional, 2022.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: este estudo tem como foco esclarecer quais abordagens mostram evidências do uso da música como uma ferramenta de acesso às memórias autobibliográficas em idosos com Alzheimer? Método: trata-se de uma revisão integrativa que utilizou os descritores “memória episódica” “Alzheimer” e “música” para a busca de estudos na base de dados da Pubmed, Medline, Psycinfo e LILACS. Inicialmente foram encontrados 59 artigos. Após os critérios de inclusão e exclusão a pesquisa foi feita com 10 artigos. Resultados: é evidente que abordagens com uso de músicas familiares e conhecidas a um longo tempo trouxeram benefícios para a qualidade das memórias autobibliográficas evocadas, para o humor, para a autoestima, trouxe melhora nos níveis de ansiedade, nas relações sociais e também se mostrou como uma ferramenta para facilitar o aprendizado. Conclusão: as formas eficazes de intervir com a música em idosos com DA são diversas. Ainda é preciso investigar os resultados destas intervenções em longos períodos de tempo, a fim de trazer clareza em relação ao possível retardo na perda cognitiva que a música pode trazer para pacientes com DA.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlzheimer, Doença dept_BR
dc.subject.keywordMemória episódicapt_BR
dc.subject.keywordMúsica - efeito fisiológicopt_BR
dc.titleO uso da música como uma ferramenta para o acesso à memória autobibliográfica em idosos com alzheimer : uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-24T16:34:01Z-
dc.date.available2023-10-24T16:34:01Z-
dc.date.submitted2022-04-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36637-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoSacramento, Ângela-
dc.description.abstract1Objective: This study focuses on clarifying which approaches show evidence on the use of music as a tool for accessing autobibliographic memories in elderly people with Alzheimer's? Method: this is an integrative review that used the descriptors “episodic memory”, “Alzheimer” and “music” to search for studies in the Pubmed, Medline, Psycinfo and LILACS databases. Initially, 59 articles were found. After the inclusion and exclusion criteria, the search was carried out with 10 articles. Results: it is evident that approaches with the use of familiar songs and songs that have been known for a long time brought benefits to the quality of the autobibliographic memories evoked, to mood, to self-esteem, improved anxiety levels, social relationships and also proved to be a tool to facilitate learning. Conclusion: the effective ways of intervening with music in elderly people with AD are diverse. It is still necessary to investigate the results of these interventions over long periods of time, in order to bring clarity regarding the possible delay in cognitive loss that music can bring to patients with AD.pt_BR
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



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