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Título: A relação da percepção de valor do cliente e da satisfação na comunicação de boca a boca
Autor(es): Akie Sujii, Cristina
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Propaganda boca a boca
Comportamento do consumidor
Satisfação do consumidor
Data de apresentação: 23-Nov-2011
Data de publicação: 4-Jun-2012
Referência: AKIE SUJII, Cristina. A relação da percepção de valor do cliente e da satisfação na comunicação de boca a boca. 2011. 42 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Dentre as inúmeras demandas da área de estudo de marketing, a comunicação de boca a boca se apresentou instigante por haver pouco estudo bem fundamentado e empiricamente testado em relação a seus antecedentes e suas relações com outros construtos que podem influenciar o comportamento de consumidor. Este estudo tem como foco a relação entre os valores percebidos pelo cliente e sua satisfação com o comportamento de comunicação de boca a boca, sendo este o seu principal objetivo. Para tal optou-se pelo mercado de casamentos do Distrito Federal, mais especificamente uma empresa que comercializa grinaldas. Adotou-se procedimentos de pesquisa quantitativos, de forma que foram aplicados questionários respondidos por clientes do banco de clientes da empresa especificada. A análise de dados foi descritiva e correlacional, para testar hipóteses previamente criadas por outro autor. Observou-se que apesar do sacrifício não demonstrar correlação com a percepção de valor das clientes, foram observados bons índices correlação entre os demais construtos, como qualidade, satisfação, favorabilidade e intensidade da comunicação boca a boca. Em suma, fica evidente no estudo que o ramo de casamentos, não só no Distrito Federal, mas em todo Brasil é carente de pesquisas acadêmicas e mercadológicas profundas a respeito do comportamento do consumidor e atributos de valor percebidos pelos mesmos. Conclui-se que o valor percebido, a qualidade e a satisfação são antecedentes da comunicação de Boca a Boca, influenciando tanto a intensidade quanto a favorabilidade para tal comportamento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
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