Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36498
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LuanAmorasDeMoraisSilva_tcc.pdf2,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A capoeira como ferramenta pedagógica: uma proposta pedagógica com o filme Besouro (2009)
Autor(es): Silva, Luan Amoras de Morais e
Orientador(es): Nascimento, Renata Melo Barbosa do
Assunto: Capoeira
Pedagogia - prática
Data de apresentação: 6-Fev-2023
Data de publicação: 18-Out-2023
Referência: SILVA, Luan Amoras de Morais e. A capoeira como ferramenta pedagógica: uma proposta pedagógica com o filme Besouro (2009). 2023. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma ampla discussão bibliográfica para levantar as possibilidades de utilização da capoeira como ferramenta pedagógica. Tendo como base legal a Lei nº 10.639/03 para a inserção do tema em sala de aula, o texto analisa tanto as relações e construções históricas e sociais da capoeira e da escola, quanto à forma que essas construções impactam e podem impactar na construção e desconstruções das identidades dos educandos e educandas na educação básica brasileira. Utilizando o filme Besouro: nasce um herói (2009) como uma das propostas de inserção de debate da capoeira na educação brasileira. O trabalho encontra diversas potencialidades de debates com a presença da capoeira em sala de aula, abrindo assim, um leque de possibilidades de aplicação desses debates.
Abstract: The purpose of this paper is to present an extensive bibliographical discussion of the possibilities of using capoeira as a pedagogical tool. Using Law 10.639/03 as the legal basis for introducing the topic into the classroom, the text analyzes the historical, social relationships and constructions of capoeira and school, as well as how these constructions impact and may impact the construction and deconstruction of the identities of students in Brazilian basic education. The film Besouro: A Hero is Born (2009) will be used as one way to introduce the debate on capoeira in Brazilian education. This study finds a variety of potential possibilities for debate with the presence of capoeira in the classroom, opening up a range of possibilities for the application of these debates.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.