Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36282
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EsterCamposCambraia_tcc.pdf4,9 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Extensão universitária como instrumento de inserção social e coprodução do bem público: um estudo no Departamento de Administração da Universidade de Brasília
Autor(es): Cambraia, Ester Campos
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Extensão universitária
Universidade de Brasília (UnB) - Administração
Data de apresentação: 16-Jul-2023
Data de publicação: 4-Out-2023
Referência: CAMBRAIA, Ester Campos. Extensão universitária como instrumento de inserção social e coprodução do bem público: um estudo no Departamento de Administração da Universidade de Brasília. 2023. 174 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A Constituição Federal de 1988 define que as universidades devem seguir o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A extensão é o eixo que possui maior potencial para aproximar a universidade da sociedade. Desse modo, essa pesquisa se propõe a analisar como o Departamento de Administração da Universidade de Brasília tem realizado ações de extensão com foco na inserção social e na coprodução dos bens e serviços públicos. Os principais conceitos apresentados são: extensão universitária, inserção social e coprodução dos bens e serviços públicos. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo. A coleta de dados foi realizada através de pesquisa documental e pesquisa em campo (entrevistas). Na pesquisa documental foram analisados as ações de extensão registradas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) dos quatros departamentos que constituem a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas públicas (FACE), e também foi realizada a análise das atas de reuniões do Colegiado de Administração. Na pesquisa em campo foram realizadas 5 entrevistas com docentes do Departamento de Administração, visando coletar a percepção deles sobre inserção social, extensão e coprodução, a análise das entrevistas foi realizada através de análise de conteúdo, utilizando-se do método de árvores de categorias. Os resultados obtidos demonstraram que o ADM tem realizado ações para o desenvolvimento da dimensão extensionista, que a extensão é um instrumento que potencializa a inserção social da universidade e que é necessário aumentar o compartilhamento de responsabilidades entre agentes públicos, agentes privados e cidadãos nas ações extensionistas. Essa pesquisa contribui com o desenvolvimento da função extensão no Departamento de Administração da Universidade de Brasília, pois apresenta um panorama a respeito das atividades extensionistas desenvolvidas pelo ADM.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.