Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36249
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IuryNikolasGuedesSaraiva_tcc.pdf4,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A mediação docente nas aulas de educação física escolar : a brincadeira como ferramenta de inclusão
Autor(es): Saraiva, Iury Nikolas Guedes Queiroz
Orientador(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Brincadeiras
Educação inclusiva
Mediação pedagógica
Data de apresentação: 14-Fev-2023
Data de publicação: 3-Out-2023
Referência: SARAIVA, Iury Nikolas Guedes Queiroz. A mediação docente nas aulas de educação física escolar: a brincadeira como ferramenta de inclusão. 2023. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O trabalho relaciona o papel das brincadeiras com a inclusão no ambiente escolar, tendo sido trabalhadas situações educativas ocorridas em uma escola com uma excelente estrutura e liberdade no que se trata das aulas de Educação Física, sendo a pesquisa realizada em uma turma com 21 alunos, do 5º ano do ensino fundamental. Para a presente pesquisa, o professor assumiu um papel de mediador, no sentido de realizar alterações durante as aulas para que os educandos pudessem comparar uma atividade com fins competitivos ou que privilegiassem determinada classe de estudantes com as mesmas atividades modificadas para que todos pudessem ser incluídos e se sentissem à vontade para participar de todas as brincadeiras propostas. A individualização do aprendizado, através da flexibilização educacional é fundamental para um trabalho de ensino-aprendizagem mais justo e eficiente, e as vivências buscaram a promoção desta através de adaptações nos jogos, mas também através de conversas e do convencimento dos educandos a juntarem-se às aulas, bem como o estímulo à autonomia e à criatividade dos educandos. As brincadeiras, desde que com um correto planejamento e um trabalho de mediação dos docentes, se apresentam como uma maneira eficiente de promover a inclusão, mesmo que para alguns educandos a questão tenha de ser trabalhada com maior paciência e cautela, todavia, em um período tão curto de tempo não é possível afirmar como elas impactam no desenvolvimento de uma maior autonomia de ideias e em um senso de democracia nas aulas de Educação Física.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.