Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36249
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IuryNikolasGuedesSaraiva_tcc.pdf4,63 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRezende, Alexandre Luiz Gonçalves de-
dc.contributor.authorSaraiva, Iury Nikolas Guedes Queiroz-
dc.identifier.citationSARAIVA, Iury Nikolas Guedes Queiroz. A mediação docente nas aulas de educação física escolar: a brincadeira como ferramenta de inclusão. 2023. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho relaciona o papel das brincadeiras com a inclusão no ambiente escolar, tendo sido trabalhadas situações educativas ocorridas em uma escola com uma excelente estrutura e liberdade no que se trata das aulas de Educação Física, sendo a pesquisa realizada em uma turma com 21 alunos, do 5º ano do ensino fundamental. Para a presente pesquisa, o professor assumiu um papel de mediador, no sentido de realizar alterações durante as aulas para que os educandos pudessem comparar uma atividade com fins competitivos ou que privilegiassem determinada classe de estudantes com as mesmas atividades modificadas para que todos pudessem ser incluídos e se sentissem à vontade para participar de todas as brincadeiras propostas. A individualização do aprendizado, através da flexibilização educacional é fundamental para um trabalho de ensino-aprendizagem mais justo e eficiente, e as vivências buscaram a promoção desta através de adaptações nos jogos, mas também através de conversas e do convencimento dos educandos a juntarem-se às aulas, bem como o estímulo à autonomia e à criatividade dos educandos. As brincadeiras, desde que com um correto planejamento e um trabalho de mediação dos docentes, se apresentam como uma maneira eficiente de promover a inclusão, mesmo que para alguns educandos a questão tenha de ser trabalhada com maior paciência e cautela, todavia, em um período tão curto de tempo não é possível afirmar como elas impactam no desenvolvimento de uma maior autonomia de ideias e em um senso de democracia nas aulas de Educação Física.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBrincadeiraspt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordMediação pedagógicapt_BR
dc.titleA mediação docente nas aulas de educação física escolar : a brincadeira como ferramenta de inclusãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-03T13:25:17Z-
dc.date.available2023-10-03T13:25:17Z-
dc.date.submitted2023-02-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36249-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.