Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36245
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RaissaTavaresDeSouza_tcc.pdf883,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mediação docente nas aulas de educação física a partir de uma perspectiva inclusiva
Autor(es): Souza, Raissa Tavares de
Orientador(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Mediação pedagógica
Crianças com deficiência - educação física
Educação inclusiva
Data de apresentação: 24-Fev-2023
Data de publicação: 3-Out-2023
Referência: SOUZA, Raissa Tavares de. Mediação docente nas aulas de educação física a partir de uma perspectiva inclusiva. 2023. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Nosso objetivo foi analisar e refletir sobre prováveis adaptações educacionais, elaboradas pela professora de educação física, com foco na resolução de problemas, de forma a construir uma mediação docente para promover uma aprendizagem significativa e adequada às demandas de um aluno de 12 anos de idade, com Síndrome de Down, que estava matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do DF. Nesse contexto, que se relaciona com a educação inclusiva, consideramos a mediação docente como o aspecto chave para qualidade da educação, dessa forma, nos dedicamos às seguintes questões: Que tipo de mediação docente pode favorecer a aprendizagem? Quais estratégias didáticas utilizadas na mediação docente são mais efetivas? Como recursos auxiliares para uma mediação docente de qualidade, oriundos da teoria de Feuerstein, podem contribuir para construção de uma aprendizagem significativa? Nosso percurso metodológico envolveu: (1) a elaboração de um relato autobiográfico com as memórias da pesquisadora sobre suas experiências pessoais na educação física escolar; (2) o levantamento de dados sobre o cenário educacional da escola onde o estudo foi realizado; (3) a descrição e análise de situações educativas que foram registradas por meio de observações das aulas de educação física, durante o Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física da UnB. A pesquisa teve como referencial teórico Feuerstein (1991); Turra (2007); Vygotsky (1991,2003); Duarte (2005); Rezende (2017). Após a discussão, verificamos que a teoria Feuerstein direciona a prática pedagógica para um processo de ensino-aprendizagem mais humanizado, onde a interação dialógica entre a professora e o aluno com Síndrome de Down foi decisiva para sua inclusão educacional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.