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dc.contributor.advisorRezende, Alexandre Luiz Gonçalves de-
dc.contributor.authorSouza, Raissa Tavares de-
dc.identifier.citationSOUZA, Raissa Tavares de. Mediação docente nas aulas de educação física a partir de uma perspectiva inclusiva. 2023. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNosso objetivo foi analisar e refletir sobre prováveis adaptações educacionais, elaboradas pela professora de educação física, com foco na resolução de problemas, de forma a construir uma mediação docente para promover uma aprendizagem significativa e adequada às demandas de um aluno de 12 anos de idade, com Síndrome de Down, que estava matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do DF. Nesse contexto, que se relaciona com a educação inclusiva, consideramos a mediação docente como o aspecto chave para qualidade da educação, dessa forma, nos dedicamos às seguintes questões: Que tipo de mediação docente pode favorecer a aprendizagem? Quais estratégias didáticas utilizadas na mediação docente são mais efetivas? Como recursos auxiliares para uma mediação docente de qualidade, oriundos da teoria de Feuerstein, podem contribuir para construção de uma aprendizagem significativa? Nosso percurso metodológico envolveu: (1) a elaboração de um relato autobiográfico com as memórias da pesquisadora sobre suas experiências pessoais na educação física escolar; (2) o levantamento de dados sobre o cenário educacional da escola onde o estudo foi realizado; (3) a descrição e análise de situações educativas que foram registradas por meio de observações das aulas de educação física, durante o Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física da UnB. A pesquisa teve como referencial teórico Feuerstein (1991); Turra (2007); Vygotsky (1991,2003); Duarte (2005); Rezende (2017). Após a discussão, verificamos que a teoria Feuerstein direciona a prática pedagógica para um processo de ensino-aprendizagem mais humanizado, onde a interação dialógica entre a professora e o aluno com Síndrome de Down foi decisiva para sua inclusão educacional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMediação pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordCrianças com deficiência - educação físicapt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.titleMediação docente nas aulas de educação física a partir de uma perspectiva inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-03T12:41:42Z-
dc.date.available2023-10-03T12:41:42Z-
dc.date.submitted2023-02-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36245-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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