Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36221
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MatheusRodriguesDeFarias_tcc.pdf592,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Obesidade infantil no Distrito Federal e atitudes dos professores de educação física na escola
Autor(es): Farias, Matheus Rodrigues de
Orientador(es): Pulcinelli, Adauto João
Assunto: Obesidade em crianças
Crianças - saúde e higiene
Data de apresentação: 27-Jul-2023
Data de publicação: 2-Out-2023
Referência: FARIAS, Matheus Rodrigues de. Obesidade infantil no Distrito Federal e atitudes dos professores de educação física na escola. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A obesidade infantil teve um crescimento exponencial nas últimas décadas, assim se tornando uma epidemia. Esse crescimento se dá por diversos fatores, como por exemplo: desmame precoce, distúrbios do comportamento alimentar, influências na relação familiar, o estilo de vida inconsequente, a desordem na saúde mental e a inatividade física. Esta situação é preocupante em vista dos malefícios que a obesidade pode causar. Diante da situação, o objetivo deste estudo é coletar informações sobre as taxas de obesidade infantil no Distrito Federal, além de identificar como os professores de educação física tratam o problema em suas aulas, qual o seu grau de interesse sobre o assunto, quais são as principais fontes de informação que subsidiam sua prática pedagógica, como é realizado a avaliação e quais técnicas são adotadas para a avaliação e o controle da composição corporal dos alunos. Além disso, apresentar a revisão bibliográfica narrativa sobre os dados da obesidade infantil no Distrito Federal. este estudo ficou constatado que a obesidade é um problema sério de saúde pública, mostrando ser mais grave entre crianças e adolescentes, além de ser fato o crescimento do número de casos nos últimos anos. Em contrapartida temos que notar as atitudes dos professores do DF no qual a grande maioria se preocupa em lecionar temas voltados em combater esta epidemia. No qual as crianças que participaram das suas aulas desenvolveram pensamento crítico para com o tema e crescem conhecendo a importância de uma boa alimentação e exercícios físicos para a saúde. Os resultados mostraram que uma parcela dos professores não buscam informações atualizadas sobre o assunto, não realizam avaliações da composição corporal dos alunos e não abordam este tema nas aulas de educação física. Em conclusão, sugere-se estudos futuros com amostras mais amplas que permitam uma melhor compreensão do papel do professor de educação física na prevenção do problema.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.