Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36161
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DanielleCordovaDeMoura_tcc.pdf27,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Nina: um conjunto de joias inspirado na personalidade da minha avó
Autor(es): Moura, Danielle Córdova de
Orientador(es): Jardim, Symone Rodrigues
Assunto: Design de produtos
Joias - confecção
Design de joias
Data de apresentação: 20-Set-2022
Data de publicação: 27-Set-2023
Referência: MOURA, Danielle Córdova de. Nina: um conjunto de joias inspirado na personalidade da minha avó. 2022. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho trata do desenvolvimento de uma linha de joias conceitual inspirada em uma pessoa muito especial, a qual fora referência para a criação deste projeto: a minha avó. Procurei utilizar como substrato a experiência adquirida no curso de Design de Produto, em especial na área específica de joalheria, assim como, utilizei também da fundamentação teórica, do design, da história da joalheria, da história da arte, do estudo das matérias primas para a confecção do produto, além de se pensar na relação afetiva entre as pessoas e as joias. O projeto é composto pela análise, pesquisa e confecção de uma linha de objetos de joalheria: uma gargantilha, um anel e um par de brincos, com os quais objetiva-se expressar, o conceito inspirado no estilo da minha avó e traduzido através das peças projetadas. O estudo apresenta pesquisa bibliográfica no intuito de identificar as principais características da personalidade e gosto pessoal da persona para que sirvam de diretrizes para a criação da linha de objetos que poderão compor uma coleção. O resultado é apresentado a partir do estudo histórico, do levantamento do perfil do público-alvo e de métodos de fabricação, assim como, o desenvolvimento do protótipo digital, que subsidiaram a apresentação das peças.
Abstract: This project proposes the development of a conceptual jewelry line inspired by a very special person, who was a reference for the creation of this project: my grandmother. I tried to use as a substrate the experience acquired in the Product Design course, especially in the specific area of jewelry, as well as using theoretical foundations, design, the history of jewelry, the history of art, the study of raw materials to manufacturing the product, also thinking about the affective relationship between people and jewelry. The project consists in the analysis, research and manufacturing a set of jewelry objects: a choker, a ring and a pair of earrings, which the objective is to express the concept inspired by my grandmother's style and translated through the designed pieces. The study presents bibliographic research in order to identify the main characteristics of the personality and personal taste of the persona so that they serve as guidelines to produce the set that can compose a collection. The result is presented from the historical study, the survey of the target audience profile and manufacturing methods, as well as the development of the digital prototype, which subsidized the presentation of the pieces.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Design



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.