Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36107
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RenataSuzanDeAlmeidaAguiar_tcc.pdf502,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos da sazonalidade na colonização de Anthonomus grandis grandis Boh. (Coleoptera: Curculionidae) em lavoura de algodão herbáceo no Distrito Federal
Autor(es): Aguiar, Renata Suzan de Almeida
Orientador(es): Bastos, Cristina Schetino
Assunto: Algodão
Bicudo-do-algodoeiro
Algodão - doenças e pragas
Pragas agrícolas
Data de apresentação: 5-Mai-2022
Data de publicação: 26-Set-2023
Referência: AGUIAR, Renata Suzan de Almeida. Efeitos da sazonalidade na colonização de Anthonomus grandis grandis Boh. (Coleoptera: Curculionidae) em lavoura de algodão herbáceo no Distrito Federal. 2022. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O bicudo-do-algodoeiro, Anthonomus grandis grandis Boh. (Coleoptera: Curculionidae), é uma praga de difícil controle, quando instalada no cultivo, e que ataca as estruturas reprodutivas das plantas de algodão causando prejuízos consideráveis. Este trabalho objetivou avaliar o início e a evolução da infestação de A. grandis grandis nas plantas de algodão e em estruturas reprodutivas coletadas no solo em diferentes locais da lavoura cultivada na estação das águas e seca. Os experimentos foram realizados na Fazenda Água Limpa da UnB e a cultivar utilizada foi a BRS 293 (Embrapa) de fibra branca. O experimento foi conduzido em duas estações (das chuvas e da seca) e, em ambas as estações, os campos experimentais foram subdivididos em borda superior, borda inferior e meio, sendo que em cada local as mesmas 4 linhas de cultivo foram avaliadas. As avaliações foram realizadas na parte aérea das plantas e nas estruturas reprodutivas coletadas no solo, contabilizando-se o número de botões florais, flores e maçãs sem infestação, contendo sinais de oviposição, alimentação ou ambos, capulhos com lóculos danificados e carimãs, além da quantidade de adultos encontrados sobre as plantas ou emergidos das estruturas coletadas no solo. Os dados foram submetidos à análise de variância, por medidas repetidas, seguida de teste Tukey e análise por variáveis canônicas. Independente da estação de crescimento, o ataque do bicudo-do-algodoeiro se inicia pela bordadura e evolui para a lavoura como um todo, sendo esse resultado observado quando se avaliam estruturas reprodutivas coletadas no solo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.