Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36003
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_PedroLacerdaMontes_tcc.pdf1,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo aerodinâmico de um minifoguete experimental
Autor(es): Montes, Pedro Lacerda
Orientador(es): Mendes, Rafael Castilho Faria
Assunto: Aerodinâmica experimental
Túnel de vento
Aerodinâmica - ensino
Data de apresentação: 25-Jul-2023
Data de publicação: 21-Set-2023
Referência: MONTES, Pedro Lacerda. Estudo aerodinâmico de um minifoguete experimental. 2023. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Ensaios em túnel de vento são um pilar do estudo de aerodinâmica e são essenciais em qualquer projeto na indústria, academia ou educação. Para realizar esse tipo de experi mento é necessário não somente um túnel de vento como também um aparato para obter dados do modelo, como uma balança de forças. Esse tipo de equipamento pode chegar a dezenas de milhares de reais no mercado, o que dificulta que pequenos projetos e organi zações realizem experimentos. Esse trabalho propõe o projeto de uma balança de forças externa de quatro componentes para fins educacionais que possa ser construída com pouco investimento. A balança é capaz de medir força de arrasto, sustentação, momento de ar fagem e momento de rolamento e foi dimensionada para testes de minifoguetes em túneis de vento de pequeno porte.
Abstract: Wind tunnel tests are a cornerstone of aerodynamics research and are essential in any industry, academic, or educational project. To conduct such experiments, not only a wind tunnel is required, but also a device to obtain data from the model, such as a force balance. This type of equipment can cost tens of thousands of dollars in the market, making it challenging for small projects and organizations to perform experiments. This work proposes the design of a low-cost, four-component external force balance for educational purposes. The force balance is capable of measuring drag force, lift force, pitching moment, and rolling moment, and it has been designed for testing mini-rockets in small-scale wind tunnels.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.