Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35848
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_YuriSilvaDantas_tcc.PDF512,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Natação escolar : autopercepção de capacitação do professor para atuação frente ao aluno com transtorno do espectro autista
Autor(es): Dantas, Yuri Silva
Orientador(es): Costa, Rochelle Rocha
Assunto: Natação para crianças
Professores de educação física
Autismo em crianças
Data de apresentação: 9-Set-2022
Data de publicação: 15-Set-2023
Referência: DANTAS, Yuri Silva. Natação escolar: autopercepção de capacitação do professor para atuação frente ao aluno com transtorno do espectro autista. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno que apresenta alterações de comportamento social, comunicação e linguagem, com um repertório restrito, estereotipado e repetitivo, cada vez mais crianças estão sendo diagnosticadas com o transtorno doTEA.Visto isso, a atividade física e principalmente a natação, são exercícios que auxiliam o desenvolvimento dessas crianças, como a consciência corporal e desenvolvimento das habilidades motoras, alémdosaspectossociais.Sendoassim,oobjetivodotrabalhoéconhecer as característicasdasaulasdenataçãoparacriançascomTEApelaautopercepçãodoprofessor, bem como sua capacitação para atuação. O estudo se caracterizou como uma pesquisa observacional, de corte transversal e abordagem qualitativa, na qual utilizou-seumaentrevista semiestruturada com três professores da rede privada de ensino do Distrito Federal, na qual fornecessem a prática de natação aosdiscenteseemsuasturmastivessempresentealunoscom o TEA. Diante disso, os resultados obtidos, tiveram o propósito de responder aos quatro objetivos específico do estudo, sendooprimeiroaautopercepçãodosprofessoresdiantedasua capacitação para ministrar as aulas com crianças com TEA, foi evidenciado que os três professores não se sentem totalmente capacitados para ministrar as aulas. Como resultado do segundo objetivo específico, sobre adaptações das aulas para crianças com TEA, dois professores apresentaram não fazer alterações nas suas aulas e um professor apresentou estratégias diferentes para crianças comTEA.Oterceiroobjetivoespecíficoapresentasobreos desafios encontrados pelos professores, destacou-se aquestãodocomportamentodoaluno,em se manter paciente e esperando a vez para ir realizar o exercício, ademais foi salientado a presença de outros transtornos além do TEA. O quarto objetivo refere-se ao papel do acompanhante especializado, todos os 3 professores ressaltaram a importância deter-lôdentro da piscina com a criançacomautismo.Dessaformaconclui-sedesseestudoqueosprofessores não se sentem capacitados para ministrar aulas para crianças com transtorno do espectro autista, pelo transtorno apresentarhábitosdiferentesporcadacriança.Sendoassim,evidenciou que quando o alunoapresentaalgumdesconfortooprofessoradaptasuametodologiadeensino para abranger-lô. Diante disso, constatouosdesafiosdiáriosdosprofessoresdeeducaçãofísica nasaulasdenataçãocomcriançasautistas,comoocomportamentoenérgicoepormuitasvezes o transtorno está acompanhado por outro transtorno como TOD (Transtorno Opositor Desafiador). Assim, evidenciou a importância do professor estar com um acompanhante especializado dentro dapiscinaparaauxiliaracriançacomTEAnasatividadesepreservandoa segurança do aluno.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.