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dc.contributor.advisorCosta, Rochelle Rocha-
dc.contributor.authorDantas, Yuri Silva-
dc.identifier.citationDANTAS, Yuri Silva. Natação escolar: autopercepção de capacitação do professor para atuação frente ao aluno com transtorno do espectro autista. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno que apresenta alterações de comportamento social, comunicação e linguagem, com um repertório restrito, estereotipado e repetitivo, cada vez mais crianças estão sendo diagnosticadas com o transtorno doTEA.Visto isso, a atividade física e principalmente a natação, são exercícios que auxiliam o desenvolvimento dessas crianças, como a consciência corporal e desenvolvimento das habilidades motoras, alémdosaspectossociais.Sendoassim,oobjetivodotrabalhoéconhecer as característicasdasaulasdenataçãoparacriançascomTEApelaautopercepçãodoprofessor, bem como sua capacitação para atuação. O estudo se caracterizou como uma pesquisa observacional, de corte transversal e abordagem qualitativa, na qual utilizou-seumaentrevista semiestruturada com três professores da rede privada de ensino do Distrito Federal, na qual fornecessem a prática de natação aosdiscenteseemsuasturmastivessempresentealunoscom o TEA. Diante disso, os resultados obtidos, tiveram o propósito de responder aos quatro objetivos específico do estudo, sendooprimeiroaautopercepçãodosprofessoresdiantedasua capacitação para ministrar as aulas com crianças com TEA, foi evidenciado que os três professores não se sentem totalmente capacitados para ministrar as aulas. Como resultado do segundo objetivo específico, sobre adaptações das aulas para crianças com TEA, dois professores apresentaram não fazer alterações nas suas aulas e um professor apresentou estratégias diferentes para crianças comTEA.Oterceiroobjetivoespecíficoapresentasobreos desafios encontrados pelos professores, destacou-se aquestãodocomportamentodoaluno,em se manter paciente e esperando a vez para ir realizar o exercício, ademais foi salientado a presença de outros transtornos além do TEA. O quarto objetivo refere-se ao papel do acompanhante especializado, todos os 3 professores ressaltaram a importância deter-lôdentro da piscina com a criançacomautismo.Dessaformaconclui-sedesseestudoqueosprofessores não se sentem capacitados para ministrar aulas para crianças com transtorno do espectro autista, pelo transtorno apresentarhábitosdiferentesporcadacriança.Sendoassim,evidenciou que quando o alunoapresentaalgumdesconfortooprofessoradaptasuametodologiadeensino para abranger-lô. Diante disso, constatouosdesafiosdiáriosdosprofessoresdeeducaçãofísica nasaulasdenataçãocomcriançasautistas,comoocomportamentoenérgicoepormuitasvezes o transtorno está acompanhado por outro transtorno como TOD (Transtorno Opositor Desafiador). Assim, evidenciou a importância do professor estar com um acompanhante especializado dentro dapiscinaparaauxiliaracriançacomTEAnasatividadesepreservandoa segurança do aluno.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordNatação para criançaspt_BR
dc.subject.keywordProfessores de educação físicapt_BR
dc.subject.keywordAutismo em criançaspt_BR
dc.titleNatação escolar : autopercepção de capacitação do professor para atuação frente ao aluno com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-15T13:53:38Z-
dc.date.available2023-09-15T13:53:38Z-
dc.date.submitted2022-09-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35848-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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