Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35814
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LauraMendesCury_tcc.pdf220,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência da natação no desenvolvimento motor e psicossocial de crianças com transtorno do espectro autista : uma revisão
Autor(es): Cury, Laura Mendes
Orientador(es): Bex, Luciana Hagstrom
Assunto: Exercícios aquáticos
Autismo em crianças
Atividade física
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 9-Fev-2023
Data de publicação: 14-Set-2023
Referência: CURY, Laura Mendes. Influência da natação no desenvolvimento motor e psicossocial de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão. 2023. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Indivíduos com transtorno do espectro autista (TEA) apresentam prejuízos na comunicação e interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades. A prática de atividade física pode auxiliar no tratamento desses déficits tanto em aspectos físicos, quanto nas capacidades cognitivas e sensoriais. A natação é, então, apontada como uma alternativa de tratamento. O objetivo do estudo foi compreender e analisar os benefícios de aulas de natação no desenvolvimento motor e psicossocial de crianças com TEA a partir de uma revisão narrativa de abordagem qualitativa. Observou-se que a intervenção da natação por profissionais preparados em relação às particularidades do transtorno, promove o desenvolvimento da aptidão física e habilidades motoras, bem como a melhora na função social dessas crianças. Foi possível concluir que as aulas de natação são uma excelente alternativa para ajudar no desenvolvimento de crianças com TEA trazendo inúmeros benefícios no plano físico, psicológico e emocional, sendo, então, recomendada para esse público.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.