Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35770
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LumaGomesLopesDaCruz_tcc.pdf4,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de atividades didáticas sob a ótica do sociointeracionismo e do ensino comunicativo de espanhol como língua estrangeira
Autor(es): Cruz, Luma Gomes Lopes da
Orientador(es): Carayannis, Rosilei Justiniano
Assunto: Língua espanhola - estudo e ensino
Livros didáticos
Data de apresentação: 23-Fev-2023
Data de publicação: 11-Set-2023
Referência: CRUZ, Luma Gomes Lopes da. Análise de atividades didáticas sob a ótica do sociointeracionismo e do ensino comunicativo de espanhol como língua estrangeira. 2023. 49 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: No contexto do ensino de línguas estrangeiras no Ensino Médio e sob a perspectiva dos parâmetros para a elaboração do livro didático do Plano Nacional do Livro Didático 2018 (PNLD), esta pesquisa tem como objetivo geral analisar se as atividades didáticas do livro Cercanía Joven - volume 1 sob a ótica do sociointeracionismo e da abordagem comunicativa. Como objetivos específicos, temos: i) Examinar se as atividades do Cercanía Joven contribuem para um papel ativo, crítico e autônomo do aluno, dentro de uma abordagem sociointeracionista e do ensino comunicativo. ii) Identificar se as orientações didáticas dos livros do aluno e do professor estão de acordo com os princípios da abordagem sociointeracionista e do ensino comunicativo do espanhol como língua estrangeira. iii)Sugerir como as atividades analisadas podem ser ampliadas para que elas sejam mais interativas e/ou comunicativas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, por esta, proporcionar uma análise subjetiva dos fatores, no intuito de aportar maiores explicações e postulações sobre o objeto de estudo. A análise mostra que o material didático apresenta insumos e oportunidades reais de promover a comunicação do aluno, propondo debate, formulação de hipóteses, construção de atividades dentro de determinado gênero, jogos, situações, etc., o que fortalece o desempenho e expande as possibilidades linguísticas do aprendiz na língua-alvo.
Resumén: En el contexto de la enseñanza de lenguas extranjeras en la Enseñanza Media y bajo la perspectiva de los parámetros para la elaboración del libro didáctico del Plan Nacional del Libro Didáctico 2018 (PNLD), esta investigación tiene como objetivo general analizar si las actividades didácticas del libro Cercanía Joven - volumen 1 bajo la óptica del sociointeraccionismo y del enfoque comunicativo. Como objetivos específicos, tenemos: i) Examinar si las actividades de Cercanía Joven contribuyen a un papel activo, crítico y autónomo del alumno, dentro de un enfoque socio-interaccionista y de la enseñanza comunicativa. ii) identificar si las orientaciones didácticas de los libros del alumno y del profesor se ajustan a los principios del enfoque socio-interaccionista y de la enseñanza comunicativa del español como lengua extranjera. iii)Sugerir cómo se pueden ampliar las actividades analizadas para que sean más interactivas y/o comunicativas. Metodológicamente, se trata de una investigación exploratoria de enfoque cualitativo, por esta, proporcionar un análisis subjetivo de los factores, en el intento de aportar mayores explicaciones y postulaciones sobre el objeto de estudio. El análisis muestra que el material didáctico presenta insumos y oportunidades reales de promover la comunicación del alumno, proponiendo debate, formulación de hipótesis, construcción de actividades dentro de determinado género, juegos, situaciones, etc., lo que fortalece el rendimiento y amplía las posibilidades lingüísticas del aprendiz en la lengua de destino.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Espanhol



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.