Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35729
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CaioDaSilvaCavalcante_tcc.pdf422,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto da disbiose intestinal em pacientes com Covid-19
Autor(es): Cavalcante, Caio da Silva
Orientador(es): Dalmolin, Tanise Vendruscolo
Assunto: Covid-19
SARS-CoV-2
Disbiose
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 4-Set-2023
Referência: CAVALCANTE, Caio da Silva. Impacto da disbiose intestinal em pacientes com Covid-19. 2023. 14 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Introdução: A microbiota intestinal tem um papel de grande importância no sistema imune, sendo composta por uma comunidade de micro-organismos. Quando ocorre uma disbiose no hospedeiro pode causar a proliferação de micro-organismos maléficos à saúde do hospedeiro. Uma disbiose pode afetar diretamente pacientes com COVID-19, onde uma resposta imune alterada pode agravar o quadro desses pacientes, promovendo inflamações sistêmicas devido a proliferação de micro-organismos. Diante disso, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre o impacto do desequilíbrio da microbiota intestinal em pacientes com COVID-19. Metodologia: Este estudo trata-se de uma revisão de literatura, utilizando como base a metodologia PRISMA. Foram incluídos na pesquisa artigos originais, artigos de opinião e revisão, publicados entre os anos de 2020 a 2022 em inglês. Foram excluídos da pesquisa artigos que não se relacionavam com o tema da pesquisa e publicações em outros idiomas. A busca na base de dados recuperou 130 publicações. Após os critérios de exclusão foram considerados elegíveis para pesquisa 10 publicações. Resultados e Discussão: Um desequilíbrio da microbiota leva a um estado de disbiose intestinal, afetando o sistema imune do hospedeiro e sua resposta contra infecção viral. Ademais, uma disbiose intestinal pode comprometer macrófagos alveolares e impactar na resposta imune. Dentre os gêneros bacterianos associados a disbiose intestinal podemos citar Actinomyces, Erysipelatoclostridium, Rothia, Streptococcus e Veillonella, os quais podendo explicar as manifestações clínicas do pós-COVID-19. Há relatos de aumento de patógenos oportunistas em pacientes com COVID-19, os quais podem desencadear aumento de citocinas inflamatórias agravando a situação da doença. Conclusão: A microbiota intestinal tem uma diversidade microbiana muito extensa, auxiliando na resposta do sistema imune, bem como sua modulação. Uma disbiose pode promover alterações da resposta imune frente a uma infecção viral, podendo levar bactérias maléficas a atingir a circulação sistêmica e ocasionar inflamações, aumentando a gravidade da COVID-19.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.