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Título: Modelagem e simulação computacional da frenagem a disco de um veículo automotivo
Autor(es): Bezerra, Victor de Oliveira Gonçalves
Orientador(es): Cunha, Fábio Alfaia da
Assunto: Automóveis - peças
Sistema de freios
Freios automotivos
Simulação computacional
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 28-Jul-2023
Referência: BEZERRA, Victor de Oliveira Gonçalves. Modelagem e simulação computacional da frenagem a disco de um veículo automotivo. 2023. 61 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O sistema de freio é um dos principais sistemas do veículo que garante a segurança do motorista, então ele deve funcionar nas mais diversas condições de forma segura e eficiente. O aprimoramento do sistema de freio possibilitou que os veículos alcançassem velocidades cada vez maiores sem colocar em risco a vida dos passageiros. Uma falha muito comum para o sistema de freio é o efeito fade, onde o sistema de freio é exigido em excesso causando o aquecimento do fluido de freio e do disco ou das lonas de freio, fazendo com que elas percam suas propriedades e assim o veículo perca poder de parada. Tais falhas podem ser reduzidas se o projeto do freio for melhorado. Ante o exposto, neste estudo é apresentado um modelo teórico computacional da frenagem de um disco de freio do tipo sólido, de um FIAT Uno 1995, onde é detalhado como a energia cinética de movimento de veículo automotivo é convertida em energia térmica, e como esta energia térmica é rejeitada para o meio ambiente em regime permanente de transferência de calor. Além de ser realizada uma verificação de código pelo modelo proposto pela ASME para garantir que as equações calculadas na simulação estejam sendo calculadas de forma correta. Após a realização das simulações foi identificado que a temperatura média do disco variou entre 450 e 465 ºC.
Abstract: The brake system is one of the main systems of the vehicle that guarantee the safety of the driver, so it must work in the most diverse conditions in a safe and efficient way. The improvement of the brake system made it possible for vehicles to reach ever-increasing speeds without endangering the lives of passengers. A very common fault for the brake system is the fade effect, where the brake system is demanded in excess causing the heating of the brake fluid and the disc or brake linings, causing them to lose their properties and thus the vehicle, lose stopping power. Such failures can be reduced if the brake design is improved. In view of the above, this study presents a computational theoretical model of braking of a solid-type brake disc, of a FIAT Uno 1995, where it is detailed how the kinetic energy of movement of an automotive vehicle is converted into thermal energy, and how this Thermal energy is rejected to the environment in a steady state of heat transfer. In addition, a code check is performed using the model proposed by ASME to ensure that the equations calculated in the simulation are being calculated correctly. After carrying out the simulations, it was identified that the average temperature of the disk varied between 450 and 465 ºC.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
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