Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35164
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RaianyEstefanyAlvesMoraes_tcc.pdf396,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Conciliação e mediação no processo constitucional
Autor(es): Moraes, Raiany Estefany Alves de
Orientador(es): Bastos, Marcus Vinícius Fernandes
Assunto: Negociação (Direito)
Celeridade (Direito)
Mediação de conflitos
Poder Judiciário
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 29-Jun-2023
Referência: MORAES, Raiany Estefany Alves de. Conciliação e mediação no processo constitucional. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma discussão a respeito da importância dos institutos de conciliação e mediação como métodos para resolução de conflitos no âmbito da jurisdição constitucional. A ideia é analisar como esses institutos foram desenvolvidos na ADO 25, na ADPF 984 e na ADI 7191, e como contribuíram para a pacificação social. O intuito destes institutos é desafogar o judiciário, atendendo a casos que podem, possivelmente, ser resolvidos com técnicas de resolução de conflitos. A realização do presente trabalho é importante pois, é certo que o Poder Judiciário conta com um número elevado de processos, o que torna as ações lentas. Com a realização da pesquisa, foi possível identificar que cada vez mais a sociedade passa de uma cultura de sentenças a uma cultura de pacificação social devido ao esforço conjunto de órgãos e atores do poder judiciário. Além disso, foi possível constatar benefícios como o da economia e celeridade processual envolvendo os processos analisados.
Abstract: The present work presents a discussion about the importance of conciliation and mediation institutes as methods for resolving conflicts within the scope of constitutional jurisdiction. The idea is to analyze how these institutes were developed in ADO 25, ADPF 984 and ADI 7191, and how they contributed to social pacification. The purpose of these institutes is to relieve the judiciary, attending to cases that can possibly be resolved with conflict resolution techniques. The realization of this work is important because, it is true that the judiciary has a high number of processes, which makes the actions slow. of sentences to a culture of social pacification due to the joint effort of bodies and actors of the judiciary power. In addition, it was possible to verify benefits such as economy and procedural speed involving the analyzed processes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.