Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35108
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_WivianAlvesDosReisCorrea_tcc.pdf8,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estimação de parâmetros aerodinâmicos da aeronave Ipanema EMB-203 utilizando Filtro de Kalman Estendido e Filtro 𝐻∞ Estendido
Autor(es): Correa, Wívian Alves dos Reis
Orientador(es): Silva, William Reis
Coorientador(es): Spinelli, Lúcio Eduardo
Assunto: Filtro de Kalman
Aeronaves
Data de apresentação: 25-Mai-2023
Data de publicação: 22-Jun-2023
Referência: CORREA, Wívian Alves dos Reis. Estimação de parâmetros aerodinâmicos da aeronave Ipanema EMB-203 utilizando Filtro de Kalman Estendido e Filtro 𝐻∞ Estendido. 2023. 148 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A estimação de parâmetros pode ser aplicada para simular ambientes reais, com ruídos e perturbações, o que não ocorre com outros ambientes de simulação, como túneis de vento. Além disso, ela pode ser utilizada para prever problemas futuros, como o tempo para se realizar uma manutenção em um motor, e ainda, avaliar a performance de voo e segurança de uma aeronave. À vista disso, o objetivo central deste trabalho é abordar e analisar a aplicação do Filtro de Kalman Estendido (FKE) e do Filtro 𝐻∞ Estendido (F𝐻∞E) para sistemas não lineares, a fim de estimar e verificar a aplicabilidade dos métodos de estimação para identificação de 38 estados, sendo 26 coeficientes aerodinâmicos, da aeronave Ipanema EMB-203. Propõe-se, assim, estimar os estados do Ipanema para o voo reto e nivelado e para o voo de uma curva coordenada, com base em dados simulados pela Embraer, comparando os dois métodos de estimação em ambos os casos de análise, através de uma implementação no software MATLAB. Como resultado, o FKE obteve melhores medidas de estimação do que quando comparado com o F𝐻∞E, por ter apresentado resultados mais uniformes com menores desvios padrão.
Abstract: Parameter estimation can be applied to simulate real environments, with noise and disturbances, which does not occur with other simulation environments, such as wind tunnels. In addition, it can be used to predict future problems, such as the time to perform maintenance on an engine, and also to evaluate the flight performance and safety of an aircraft. In view of this, the main objective of this work is to approach and analyze the application of the Extended Kalman Filter (EKF) and the Extended 𝐻∞ Filter (E𝐻∞F) for nonlinear systems, in order to estimate and verify the applicability estimation methods for identifying 38 states, 26 of which are aerodynamic coefficients, of the Ipanema EMB-203 aircraft. It is proposed, therefore, to estimate the states of Ipanema for straight and level flight and for the flight of a coordinated curve, based on data simulated by Embraer, comparing the two estimation methods in both cases of analysis, through an implementation in the MATLAB software. As a result, the EKF obtained better estimation measures than when compared to the E𝐻∞F, as it presented more uniform results with smaller standard deviations.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.