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dc.contributor.advisorSilva, William Reis-
dc.contributor.authorCorrea, Wívian Alves dos Reis-
dc.identifier.citationCORREA, Wívian Alves dos Reis. Estimação de parâmetros aerodinâmicos da aeronave Ipanema EMB-203 utilizando Filtro de Kalman Estendido e Filtro 𝐻∞ Estendido. 2023. 148 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA estimação de parâmetros pode ser aplicada para simular ambientes reais, com ruídos e perturbações, o que não ocorre com outros ambientes de simulação, como túneis de vento. Além disso, ela pode ser utilizada para prever problemas futuros, como o tempo para se realizar uma manutenção em um motor, e ainda, avaliar a performance de voo e segurança de uma aeronave. À vista disso, o objetivo central deste trabalho é abordar e analisar a aplicação do Filtro de Kalman Estendido (FKE) e do Filtro 𝐻∞ Estendido (F𝐻∞E) para sistemas não lineares, a fim de estimar e verificar a aplicabilidade dos métodos de estimação para identificação de 38 estados, sendo 26 coeficientes aerodinâmicos, da aeronave Ipanema EMB-203. Propõe-se, assim, estimar os estados do Ipanema para o voo reto e nivelado e para o voo de uma curva coordenada, com base em dados simulados pela Embraer, comparando os dois métodos de estimação em ambos os casos de análise, através de uma implementação no software MATLAB. Como resultado, o FKE obteve melhores medidas de estimação do que quando comparado com o F𝐻∞E, por ter apresentado resultados mais uniformes com menores desvios padrão.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFiltro de Kalmanpt_BR
dc.subject.keywordAeronavespt_BR
dc.titleEstimação de parâmetros aerodinâmicos da aeronave Ipanema EMB-203 utilizando Filtro de Kalman Estendido e Filtro 𝐻∞ Estendidopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-22T15:38:51Z-
dc.date.available2023-06-22T15:38:51Z-
dc.date.submitted2023-05-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35108-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoSpinelli, Lúcio Eduardo-
dc.description.abstract1Parameter estimation can be applied to simulate real environments, with noise and disturbances, which does not occur with other simulation environments, such as wind tunnels. In addition, it can be used to predict future problems, such as the time to perform maintenance on an engine, and also to evaluate the flight performance and safety of an aircraft. In view of this, the main objective of this work is to approach and analyze the application of the Extended Kalman Filter (EKF) and the Extended 𝐻∞ Filter (E𝐻∞F) for nonlinear systems, in order to estimate and verify the applicability estimation methods for identifying 38 states, 26 of which are aerodynamic coefficients, of the Ipanema EMB-203 aircraft. It is proposed, therefore, to estimate the states of Ipanema for straight and level flight and for the flight of a coordinated curve, based on data simulated by Embraer, comparing the two estimation methods in both cases of analysis, through an implementation in the MATLAB software. As a result, the EKF obtained better estimation measures than when compared to the E𝐻∞F, as it presented more uniform results with smaller standard deviations.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



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