Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34946
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ErikaKamadaTomita_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)31,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência do raio de abertura polar sobre o comportamento estrutural de envelope compósito com domos elípticos
Autor(es): Tomita, Erika Kamada
Orientador(es): Andrianov, Artem
Assunto: Motores de foguetes
Bobinagem filamentar
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 25-Mai-2023
Referência: TOMITA, Erika Kamada. Influência do raio de abertura polar sobre o comportamento estrutural de envelope compósito com domos elípticos. 2023. 126 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A câmara de combustão de foguetes vem sendo fabricadas por bobinagem filamentar desde a década de 50 e continua sendo objeto de estudo. Entre seus benefícios, destaca-se a redução de massa do motor, que melhora a sua performance balística. No contexto da propulsão híbrida, estudos experimentais mostram que diferentes configurações de geometria do sistema de injeção apresentam performance de injeção similar. Em contrapartida, o diâmetro da placa injetora pode afetar significativamente o comportamento estrutural da câmara, que também é chamada de envelope. O presente trabalho tem como objetivo estudar a resposta do envelope conforme a variação do raio de abertura polar. O envelope é fabricado por bobinagem filamentar, feito de carbono/epóxi, com domos elípticos e sem forro metálico. É projetada para propulsor híbrido de baixo empuxo (1 kN), com método de fixação a veículo definido. Dois casos de carga são considerados: teste de pressão estático, com aplicação simples de pressão interna (3 MPa), e funcionamento do motor no veículo, com inclusão de pressão de injeção (4 MPa). A análise é feita por modelo numérico, baseado no método dos elementos finitos, cuja geometria, condições de contorno, condições de carga, ângulo e espessura de bobinagem são discutidas aqui. A variação desses parâmetros de bobinagem é considerada. O modelo é validado por método analítico, conforme a teoria clássica de laminação e a teoria de paredes finas para vasos de pressão. Para modelar a placa injetora, toma-se por base metodologia analítica para placas finas sob carga uniformemente distribuída.
Abstract: The rocket combustion chamber has been manufactured by filament winding since the 50’s and continues to be an object of study. Among its benefits, the reduction of mo tor mass stands out, which improves its ballistic performance. In the context of hybrid propulsion, experimental studies show that different configurations of injection system geometry present similar injection performance. On the other hand, the injection plate diameter can significantly affect the structural behavior of the chamber, which is also called case. Because of that, the present work aims to study the structural response of the case according to the variation of the polar opening radius. The case is manufactured by filament winding, made of carbon/epoxy, with elliptical domes and without metal lic linner. It is designed for a low thrust hybrid thruster (1 kN), , with defined vehicle attachment method. Two load cases are considered: static pressure test, with simple ap plication of internal pressure (3 MPa), and motor operation in the vehicle, with inclusion of injection pressure (4 MPa). The analysis is performed by a numerical model, based on the finite element method, whose geometry, boundary conditions, load conditions, wind ing angle and thickness are discussed here. The variation of these winding parameters is considered. The model is validated by an analytical method, according to the classical lamination theory and the thin-walled theory for pressure vessels. The injection plate is based on analytical methodology for thin plates under uniformly distributed load.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.