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Título: A organização do trabalho pedagógico em uma escola pública do Distrito Federal no contexto da pandemia de Covid-19 : o retorno ao trabalho presencial
Autor(es): Oliveira, Layene da Silva
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Assunto: Pandemia
Covid-19
Distrito Federal (DF) - escolas públicas
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pedagogia - prática
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 23-Mai-2023
Referência: OLIVEIRA, Layene da Silva. A organização do trabalho pedagógico em uma escola pública do Distrito Federal no contexto da pandemia de Covid-19: o retorno ao trabalho presencial. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a organização do trabalho pedagógico em uma escola da rede pública do Distrito Federal com o retorno ao trabalho presencial, no contexto da pandemia de COVID-19. Optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, de forma a se obter um recorte de uma realidade escolar com o objeto da pesquisa. Compuseram o estudo também peças normativas e documentos elaborados pela Secretária de Educação do Distrito Federal. Inicialmente, é feita a explanação sobre a relação entre o trabalho e a educação, se aprofunda sobre o trabalho pedagógico em seu tempo e espaço de atuação: a escola, por fim é feita uma abordagem acerca do trabalho pedagógico no ensino remoto e no retorno ao trabalho presencial. Para corroborar as discussões deste trabalho, selecionou-se autores como, Ferreira (2010, 2018), Libâneo (2009, 2018), Silva e Fernandes (2017), Soares e Fernandes (2018), Veiga (1998), Villas Boas (2002), dentre outros. Os resultados do estudo indicaram, dentre outros aspectos, que a organização do trabalho pedagógico foi uma realidade desafiadora durante o contexto de ensino remoto e na retomada das atividades presenciais, e que ainda há um longo trabalho a ser feito dentro da escola em prol das aprendizagens dos estudantes, mas com a renovação e fortalecimento dos profissionais da educação e dos governantes, com políticas públicas e financiamentos potencializados, a meta de recomposição das aprendizagens poderá ser alcançada.
Abstract: The aim of this study is to analyze the organization of pedagogical work in a public school in the Federal District with the return to in-person work, in the context of the COVID-19 pandemic. A qualitative research approach was chosen, specifically a case study, in order to obtain a snapshot of a school reality for the research object. The study also included normative pieces and documents prepared by the Secretary of Education of the Federal District. Initially, the relationship between work and education is explained, followed by a deeper analysis of pedagogical work in its time and space of action: the school. Finally, an approach is made regarding pedagogical work in remote teaching and in the return to in- person work. To support the discussions in this work, authors such as Ferreira (2010, 2018), Libâneo (2009, 2018), Silva and Fernandes (2017), Soares and Fernandes (2018), Veiga (1998), Villas Boas (2002), among others, were selected. The results of the study indicated, among other aspects, that the organization of pedagogical work was a challenging reality during the context of remote teaching and the resumption of in-person activities, and that there is still a lot of work to be done within the school in favor of student learning. However, with the renewal and strengthening of education professionals and policymakers, along with enhanced public policies and funding, the goal of restoring learning can be achieved.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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