Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34813
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LucasViniciusAlvesDornelas_tcc.pdf5,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação CTS e educação do campo : uma proposta de plano de unidade para o ensino médio de Química
Autor(es): Dornelas, Lucas Vinícius Alves
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Assunto: Escola rural
Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 18-Mai-2023
Referência: DORNELAS, Lucas Vinícius Alves. Educação CTS e educação do campo: uma proposta de plano de unidade para o ensino médio de Química. 2021. 81 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A Educação CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) é uma das melhores formas para que os estudantes possam ter participação ativa dentro da construção do conhecimento científico que possui importância social em seu cotidiano. A maioria dos trabalhos e pesquisas que trouxeram uma abordagem CTS, foram discutidos em um contexto diferente do proposto neste trabalho, uma Escola do Campo Pública. O foco deste trabalho é de avaliar a aplicabilidade de um plano de unidade pensado para estudantes do 2.º Ano do Ensino Médio de Química de uma Escola do Campo Pública. A partir de pesquisas sobre Educação CTS e compreensão da importância da Escola do Campo, o plano de unidade foi avaliado segundo o contexto social em que foi aplicado, os estudantes que participaram da pesquisa e os parâmetros e propósitos da Educação CTS. Após análise do desenvolvimento do plano de unidade, foi possível observar a participação ativa dos estudantes. Porém destaca-se o curto tempo de aplicação do plano de unidade para avaliar se o trabalho desenvolvido conseguiu alcançar os objetivos CTS.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.