Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34782
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_VictoriaMariaPeresDosReis_tcc.pdf844,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A contabilidade do pacto federativo : análise dos fatores determinantes da dependência financeira dos municípios ao FPM
Autor(es): Reis, Victória Maria Peres dos
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Municípios (Brasil)
Pacto federativo
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 16-Mai-2023
Referência: REIS, Victória Maria Peres dos. A contabilidade do pacto federativo: análise dos fatores determinantes da dependência financeira dos municípios ao FPM. 2021. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar os fatores determinantes da dependência financeira dos Municípios brasileiros ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), transferência constitucional (Art. 159, I, b, da Constituição Federal do Brasil de 1988) efetuada pela União para os Municípios a título de partilha do “bolo tributário. Foi realizada análise univariada para compreender como as variáveis selecionadas. Posteriormente, foi realizada análise bivariada com o cálculo do Coeficiente de Pearson e, por fim, a Regressão linear pelo método robusto. A amostra compreende as 27 capitais brasileiras e apenas 5546 Municípios do interior por ausência de informações sobre a Receita Correntes Líquida. Desses 5546 Municípios, cinco foram criados depois de 2010, então, não possuem IDHm no site do IBGE e os demais dados foram obtidos com base no exercício de 2019. Os resultados mostram que, nos Municípios - Capitais há forte correlação negativa entre o Grau de D x População, GD x IDHm e GD x Renda per capita, ou seja, quanto maior é a População, o IDHm e a Renda per capita menor o GD desses Municípios ao FPM, e que os Municípios das Capitais da Região Norte são mais dependentes ao FPM do que os Municípios das Capitais das demais Regiões brasileiras. No caso dos Municípios do Interior (todos aqueles que não são capitais, conforme taxonomia adotada pelo TCU), também é observada uma correlação negativa, porém, fraca: conforme a População e o IDHm dos Municípios do Interior tendem a aumentar, o GD dos mesmos ao FPM tende a diminuir. Com relação às variáveis Região e Território, verificou-se que os Municípios do Interior das Regiões Sul e Sudeste possuem GD maior ao FPM do que os Municípios do Interior das demais Regiões, mas, o tipo de Território não apresentou uma discrepância significativa, visto que a distribuição está bem equilibrada mantendo um certo padrão nos intervalos interquartílicos. Por fim, na Regressão notou-se que se o fator IDHm aumentar em 1 (uma) unidade, o GD ao FPM diminui em 21,42, isso, se as demais variáveis permanecerem constantes. A partir do Pvalor, verificou-se também que o fator População e Região, considerando um nível de significância de 5%, são estatisticamente significativos, ou seja, essas variáveis contribuem para o modelo ajudando a explicar o GD, sendo que o mesmo não foi observado para o fator Território, ou seja, o fato de o município ser rural ou urbano não interfere no GD.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.