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Título: Determinação da biodegradabilidade de derivado de óleo da polpa de macaúba com potencial lubrificante por medidas de DBO e DQO
Autor(es): Alvim, Gabriela Cavalcanti
Orientador(es): Politi, José Roberto dos Santos
Assunto: Biolubrificantes
Biodiesel
Biodegradação
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 11-Mai-2023
Referência: ALVIM, Gabriela Cavalcanti. Determinação da biodegradabilidade de derivado de óleo da polpa de macaúba com potencial lubrificante por medidas de DBO e DQO. 2022. 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Óleos lubrificantes são produtos largamente utilizados na indústria atual, sendo fundamentais para o bom funcionamento de veículos, transmissões, máquinas de corte e diversos tipos de maquinários. A principal função desse produto é reduzir o atrito entre os componentes de um motor, ou outros tipos de engrenagens, convertendo o atrito sólido em atrito fluido. Os óleos lubrificantes produzidos por bases derivadas de petróleo, e os resíduos gerados pelos mesmos, são considerados como tóxicos e perigosos, apresentando riscos não apenas para a saúde pública, mas também ao meio ambiente caso sejam descartados de maneira inapropriada. Os biolubrificantes surgem nesse cenário como uma alternativa mais sustentável e menos agressiva, não sendo bioacumulativos e possuindo um elevado grau de biodegradabilidade e baixa ecotoxidade. Para esse trabalho, foi utilizado o óleo da polpa da macaúba (Acrocomia aculeata) como matéria-prima para obtenção de um derivado (diol) com potencial de se tornar uma base lubrificante biodegradável. O derivado foi produzido por meio da oxidação das ligações duplas dos triglicerídeos do óleo vegetal. A biodegradabilidade do diol foi testada após sua diluição em solução de ácido sulfúrico e avaliada utilizando a relação entre a Demanda Química de Oxigênio (DQO) e a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), seguindo os procedimentos 5220 D e 5210 D SMWW, 23ª ed. Respectivamente. Os resultados foram analisados comparando-os com medidas realizadas do óleo vegetal in natura e um lubrificante básico mineral. As relações entre os resultados de DBO e DQO para os óleos analisados permitiram o estudo dos impactos ambientais gerados pela base lubrificante sintetizada quando comparada a um lubrificante de base mineral e ao óleo vegetal cru. Entretanto, os valores encontrados por meio dos procedimentos realizados mostraram-se divergentes ao observado para os óleos vegetais e aos lubrificantes minerais, indicando que adaptações serão necessárias para a obtenção de resultados alinhados com a literatura e as observações cotidianas.
Abstract: Lubricants oils are products widely used in today´s industry. They are essential for the proper functioning of vehicles, cutting machines and machinery in general, and their main function is to reduce the friction between the components of an engine, or other types of gears, converting solid friction into fluid one. The lubricating oils produced by petroleum-based oils, and the residues generated by them, are considered to be toxic and hazardous, posing a risk not only to public health, but also to the enviroment if not properly disposed of. Biolubricants emerge in this scenario as a more sustainable and less aggressive alternative, not being bioaccumlative, having a high degree of biodegradability and low ecotoxicity. For this work, the oil from the pulp of the macaúba (Acrocomia Aculeata) was used as a raw material to obtain a derivative (diol) with the potential to become a biodegradable lubricant base. The derivative was produced through the oxidation of the double bonds of the vegetable oil triglycerides. The biodegradability of the diol was evaluated using the relationship between Chemical Oxygen Demand (COD) and Biochemical Oxygen Demand (BOD), following procedures 5220 D and 5210 D, respectively, from the Standard Methods For the Examination of Water and Wastewater, 23º edition, comparing them with that of vegetable oil in natura and a mineral base oil. The relationships between the BOD and COD results for the analyzed oils allowed the study of the environmental impacts generated by the synthesized lubricant base when compared to a mineral-based lubricant and to raw vegetable oil. However, the values found through the procedures performed were different from different from that observed for vegetable oils and mineral lubricants, indicating that adaptations will be necessary to obtain results more aligned with the literature and everyday observations.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.
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