Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34712
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LarissaQueirozSantiago_tcc.pdf2,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo sobre estruturas de galato de ferro (III)
Autor(es): Santiago, Larissa Queiroz
Orientador(es): Ferreira, Daví Alexsandro Cardoso
Coorientador(es): Sousa, Gabriela Barbosa de
Assunto: Tintas
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 9-Mai-2023
Referência: SANTIAGO, Larissa Queiroz. Estudo sobre estruturas de galato de ferro (III). 2022. 51 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: As tintas metalogálicas, dentre elas as ferrogálicas, foram a principal classe de tintas utilizadas no ocidente do período medieval ao século XIX, porque interagiam com o papel preservando melhor o conteúdo escrito. Sua coloração era baseada na reação entre taninos e sais de sulfato de ferro(II), sendo o complexo responsável pela cor muitas vezes tratado como galato de ferro(III). Nesse trabalho foi feita uma investigação computacional a respeito da reação de formação desse complexo. Através de cálculos de otimização das estruturas reacionais por XTB foi possível calcular a constante de equilíbrio (𝐾𝑒𝑞) de complexação entre as porções do carboxilato e das hidroxilas. Com isso contatou-se que o Fe2+ complexa com o ácido gálico advindo da fonte de tanino pelas hidroxilas e não pelo carboxilato. Através de cálculos de dinâmica molecular de Born-Oppenheimer, realizados com o método PM6, determinou-se que o intermediário, conhecido como galato de ferro(II), é distinto do proposto pela literatura, sendo o calculado representado pela forma complexa [Fe(H2O)3(C7O4H3)]+ . Observou-se também que o galato de Ferro(III) coordena-se tanto com a porção das hidroxilas quanto com a ligação dupla do anel. Ele é representado pela forma complexa [Fe(H2O)2(η 4 - C7O4H3)]2+ .
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.