Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3468
Título: | Rota lexical e aquisição da leitura : um estudo junto a um sujeito com paralisia cerebral |
Autor(es): | Paulino, Cláudia Ribeiro de Araújo |
Orientador(es): | Pimenta, Meireluce Leite |
Assunto: | Letramento Paralisia cerebral nas crianças Portadores de necessidades especiais Psicopedagogia |
Data de apresentação: | 2011 |
Data de publicação: | 9-Mai-2012 |
Referência: | PAULINO, Cláudia Ribeiro de Araújo. Rota lexical e aquisição da leitura: um estudo junto a um sujeito com paralisia cerebral. 2011. 53 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Neste estudo, procuramos articular pesquisa e intervenção psicopedagógica. Trata-se de atividade mediada no intuito de verificar em que medida a estratégia lexical, na perspectiva do letramento, pode favorecer a leitura de palavras por um sujeito com Paralisia Cerebral (PC). Conforme nosso ponto de vista, apesar da condição neurológica, o indivíduo está constantemente construindo conhecimento, ressignificando suas experiências, transformando e se deixando transformar a partir de um contexto sociocultural. É seguramente com base nesta concepção que focamos neste estudo o letramento do sujeito. Acreditamos que, dessa forma, é possível fundamentar mudanças na prática pedagógica em direção ao desenvolvimento de competências para acesso ao sistema de representação linguística. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2011. Monografia disponibilizada parcialmente a pedido da autora. "Discussão" e "Considerações" restritas. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3468 |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons