Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3468
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CláudiaRibeirodeAraújoPaulino_Parcial.pdf2,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Rota lexical e aquisição da leitura : um estudo junto a um sujeito com paralisia cerebral
Autor(es): Paulino, Cláudia Ribeiro de Araújo
Orientador(es): Pimenta, Meireluce Leite
Assunto: Letramento
Paralisia cerebral nas crianças
Portadores de necessidades especiais
Psicopedagogia
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 9-Mai-2012
Referência: PAULINO, Cláudia Ribeiro de Araújo. Rota lexical e aquisição da leitura: um estudo junto a um sujeito com paralisia cerebral. 2011. 53 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Neste estudo, procuramos articular pesquisa e intervenção psicopedagógica. Trata-se de atividade mediada no intuito de verificar em que medida a estratégia lexical, na perspectiva do letramento, pode favorecer a leitura de palavras por um sujeito com Paralisia Cerebral (PC). Conforme nosso ponto de vista, apesar da condição neurológica, o indivíduo está constantemente construindo conhecimento, ressignificando suas experiências, transformando e se deixando transformar a partir de um contexto sociocultural. É seguramente com base nesta concepção que focamos neste estudo o letramento do sujeito. Acreditamos que, dessa forma, é possível fundamentar mudanças na prática pedagógica em direção ao desenvolvimento de competências para acesso ao sistema de representação linguística.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2011. Monografia disponibilizada parcialmente a pedido da autora. "Discussão" e "Considerações" restritas.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons