Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34630
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MatheusRodriguesSantos_tcc.pdf294,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As relações de poder em Uma história desagradável e As moscas por meio do riso e da sátira
Autor(es): Santos, Matheus Rodrigues
Orientador(es): Araújo, Daniel Teixeira da Costa
Assunto: Literatura comparada
Sátira
Data de apresentação: 18-Dez-2020
Data de publicação: 27-Abr-2023
Referência: SANTOS, Matheus Rodrigues. As relações de poder em Uma história desagradável e As moscas por meio do riso e da sátira. 2020. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Letras Francês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esse trabalho tem o objetivo de comparar através do riso e da sátira, as obras Uma história desagradável (1862), de Fiódor Dostoiévski e As moscas (1943), de Jean-Paul Sartre. Esses textos representam épocas de instabilidade. A Segunda Guerra Mundial em As moscas e as reformas econômicas e políticas da Rússia em Uma história desagradável. Há uma diferença de tempo e espaço e por essa razão a dificuldade de estabelecer uma relação entre elas. A fim de alcançar as afinidades entre os livros sob análise, nós utilizamos os conceitos teóricos do riso, da sátira, bem como, da literatura comparada.
Résumé: Ce travail a pour objetif de comparée à travers du rire et de la satire, les oeuvres Uma história desagradável (1862), de Fiódor Dostoiévski, et As moscas (1943), de Jean-Paul Sartre. Ces textes représentent des époques d’instabilité. La Seconde Guerre Mondiale dans As moscas et les réformes économiques et politiques de la Russie dans Uma história desagradável. Il y a une différence de temps et d’espace et pour cette raison la difficulté d’établir une relation entre elles. Afin d’attendre les affinités entre les livres sous analyse, nous utilisons les concepts théoriques du rire, de la satire, bien que, de la littérature comparée.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Francês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.