Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3454
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DauglishAlves_GiorgianoSilveira.pdf643,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fundos de pensão : um estudo atuarial
Autor(es): Alves, Dauglish Sales
Silveira, Giordano Pedreira Pérez da
Orientador(es): Ruas, Claudete
Assunto: Fundos de pensão
Previdência social
Data de apresentação: Jul-2011
Data de publicação: 8-Mai-2012
Referência: ALVES, Dauglish Sales; SILVEIRA, Giordano Pedreira Pérez da. Fundos de pensão: um estudo atuarial. 2011. vi, 74 f. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho trata da abordagem atuarial dos fundos de pensão. O enfoque específico é a análise da evolução de um ativo nanceiro aplicado em um fundo de pensão, no sentido de vericar qual o parâmetro aplicado ao plano do participante terá maior influência no benefício a ser recebido por ele quando o mesmo se aposentar. Outra questão abordada no trabalho é a utilização da diferentes tabuas de vida para o cálculo do beneficío de aposentadoria, o que representa diferentes estruturas de mortalidade e ocasionam alteraçõe nos custos dos planos. O trabalho trata, pois, de um estudo atuarial acerca de planos previdenciários administrados por fundos de pensão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Estatística, Estágio Supervisionado 2, 2011.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons