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Título: Projeto e análise estrutural preliminar de fuselagem treliçada de uma aeronave ultraleve
Autor(es): Santos, Lara Emilly Pereira
Orientador(es): Andrianov, Artem
Coorientador(es): Martins, Polliana Candida Oliveira
Assunto: Aeronaves
Aeronaves - fuselagem
Data de apresentação: 27-Set-2022
Data de publicação: 5-Abr-2023
Referência: SANTOS, Lara Emilly Pereira. Projeto e análise estrutural preliminar de fuselagem treliçada de uma aeronave ultraleve. 2022. 153 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: As aeronaves ultraleves vêm se popularizando ao longo das últimas décadas. Nota-se um número crescente de profissionais e entusiastas que buscam formas de construir seu próprio avião, consolidando cada dia mais o mercado das aeronaves homebuilt (fabricação caseira). Todavia, no Brasil, as normas existentes se limitam a registrar esse tipo de aeronaves a aplicabilidade dessa nomenclatura e as regras de operação, não havendo normas próprias que regulamentem o projeto em si de todas as subpartes. Dentro desse contexto, este trabalho tem como objetivo estabelecer um procedimento para determinar os esforços atuantes na fuselagem de uma aeronave ultraleve com base na limitação de peso imposta pela norma brasileira e nos requisitos técnicos de projeto de normas internacionais, para um caso específico do envelope de voo, que é o de máximo fator de carga. Para confecção do design preliminar da fuselagem foram utilizados como protótipos alguns aviões comerciais e particulares da categoria ultraleve. Após reunidas as configurações básicas do veículo, foi possível calcular as cargas que atuam em sua estrutura em duas situações de voo. A primeira ocorre durante o maior fator de carga e a segunda na mesma condição da primeira porém acrescentando-se uma deflexão no profundor, iniciando um movimento de arfagem. Foi utilizado o princípio de D’Alembert e a análise estrutural de esforços internos para construção problema analítico. Com o diagrama de esforços desenvolvido, tem-se a posição onde o valor máximo é atingido, tornando possível determinar o foco de análise estrutural e refletir sobre a necessidade de um maior reforço naquela área ou qual a melhor escolha para o material da estrutura. Em relação à solução numérica, foi utilizado o Ansys e as mesmas condições de contorno da resolução analítica. Como resultado, foi traçado o diagrama de momento fletor, força cisalhante e tensão na fuselagem, analisando a integridade da aeronave no que diz respeito ao fator de segurança. A partir dos diagramas de esforços e da análise numérica foi possível concluir quais os locais que sofrem maiores solicitações durante a operação da aeronave sob o fator de carga em questão.
Abstract: Ultralight airplanes have become popular over time in some way that there are even professionals and enthusiasts who choose their own aircraft, which are the homebuilt aircraft. However, in Brazil, there are not own technical standards that regulate the design of all the subparts of this type of airplane, restricting itself to the ultralight aircraft registry, it’s nomenclature applicability and the operating rules. This paper aims to solve part of this issue, determining the acting internal loads on the fuselage of an ultralight airplane based on the weight limitation imposed by brazilian standards and on the technical design requirements of international standards for an specific case of flight envelope, which is the maximum load factor case. To make the preliminary fuselage design were used as prototypes some commercial and private aircraft of the ultralight category. After gathering the vehicle basic configuration, it was possible to calculate the loads acting on its structure in two flight cases. The first one occurs during the highest load factor, while the second happens in the same context but adding to the system an elevator deflection, starting a pitching manoeuvre. It were used the D’Alembert principle and structural analysis of internal load to analyze and solve the analitical problem. With the developed loads diagram, the position where occurs the higher load and it’s value were founded, making it possible to determine the structural analysis focus and to consider about the need for further reinforcement in that area or what is the best material. Regarding the numerial solution, it was used the software Ansys and the same boundary condition applied on the analitical solution. As a result, it was observed how the distribution of bending moment, shear force and direct stress in the fuselage is presented, allowing the integrity analysis of the aircraft in what refers to system safety factor. From the stress diagrams and the numerical analysis it was possible to conclude which locations suffer the greatest stresses during the operation of the aircraft under the load factor in question.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022.
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