Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34424
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CristovaoBartholoGomes_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso 24,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto de um sistema embarcado para controle de exoesqueleto
Autor(es): Gomes, Cristóvão Bartholo
Orientador(es): Llanos Quintero, Carlos Humberto
Assunto: Exoesqueleto
Sistemas embarcados (Computadores)
Data de apresentação: 26-Out-2022
Data de publicação: 31-Mar-2023
Referência: GOMES, Cristóvão Bartholo. Projeto de um sistema embarcado para controle de exoesqueleto. 2022. 65 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Os exoesqueletos são dispositivos eletromecânicos destinados a auxiliar movimentos de pessoas. Com o intuito de desenvolver a instrumentação de um exoesqueleto voltado para reabilitação que está em desenvolvimento no Grupo de Automação e Controle (GRACO, UnB), deu-se continuidade ao projeto da estruturação de uma bancada para que possam ser estudados os sensores e os requisitos para instrumentação e controle dos atuadores. Foi determinada a arquitetura do sistema de acoplamento entre as interfaces de sensores, atuadores e controle. Uma interface de acoplamento foi desenvolvida de modo a permitir o controle a ser implementado nas próximas etapas do projeto. A placa teve seus requisitos levantados, foi fabricada em território nacional, foi testada e teve seu funcionamento validado no funcionamento do sistema.
Abstract: Exoskeletons are electromechanical devices which purposes are to assist the movement of people. With the intention of developing the instrumentation of an exoskeleton aimed towards rehabilitation that is being developed at UnB’s Group of Automation and Control (GRACO), the project of making a stand so that one can study the sensors’ nature and the actuators requirements was continued. The architecture of the system’s coupling between sensors, actuators and control was specified. A board was designed to allow the control system to be implemented in the future. The board was fabricated in Brazil, was tested and validated.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.