Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34396
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GabrielSantosDaCostaPinto_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso 14,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo teórico-experimental para desenvolvimento de turbinas de vórtice gravitacional na presença de aditivos poliméricos
Autor(es): Pinto, Gabriel Santos da Costa
Orientador(es): Cunha, Francisco Ricardo da
Assunto: Estação de tratamento de água
Turbinas hidráulicas
Data de apresentação: 19-Mai-2022
Data de publicação: 30-Mar-2023
Referência: PINTO, Gabriel Santos da Costa. Estudo teórico-experimental para desenvolvimento de turbinas de vórtice gravitacional na presença de aditivos poliméricos. 2022. 201 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho consiste em um estudo teórico-experimental acerca das turbi nas de vórtice gravitacional (GVWPP) a fim de serem definidas metodologias de projeto para aplicação em captações de água e estações de tratamento de esgoto e água. Uma revisão bibliográfica é feita a fim de se caracterizar o escoamento e embasar o projeto das turbinas, incluindo discussões acerca da mecânica da vorticidade, teoria de turbo máquinas e fluidos não newtonianos. Um código computacional é desenvolvido para gerar os perfis da turbina axial, mesclando um algoritmo de Evolução Diferencial para otimi zar a distribuição de espessura do aerofólio com o Método Gradiente sobre a linha de curvatura para atingir triângulos de velocidades dos bordos de ataque e de fuga. Pro gramas experimentais são estabelecidos para a investigação da influência da PAMA no escoamento rotacional e para análise de eficiência das turbinas nas condições de operação encontradas na Caesb. Um resultado inovador do projeto tem sido mostrar que as solu ções de PAMA modificam a estrutura do núcleo de ar do vórtice a partir de uma fração volumétrica crítica, a qual depende da rotação imposta ao escoamento. Houve uma clara intensificação na circulação do escoamento à medida que a fração volumétrica de PAMA foi aumentada. Os ensaios na bancada de turbinas indicam que esse tipo de equipamento se beneficia de graus de reação não nulos. Por fim, o resultado inédito e inovador foi que a adição de PAMA à água com uma fração volumétrica de 20 ppm gera um aumento considerável na eficiência da turbina.
Abstract: The present work consists of a theoretical and experimental study on gravita tional vortex turbines (GVWPP) in order to achieve design methodologies for application in water catchments and sewage and water treatment plants. A literature review is done in order to characterize the flow and to support the turbine design, including discussions of vorticity mechanics, turbomachinery theory, and non-Newtonian fluids. A computational code is developed to generate the axial turbine profiles, merging a Differential Evolution algorithm to optimize the airfoil thickness distribution with the Gradient Method over the camber line to match the velocity triangles at the leading and trailing edges. Exper imental protocols are established to investigate the influence of PAMA on the rotational flow and to analyze the efficiency of the turbines under Caesb’s operating conditions. As a remarkable result of this projet, we have found that the PAMA solutions makes an significant modification on the vortex air core structure from a critical volume fraction, which is pedendent on the rotation imposed on the flow. There was a clear intensification in the circulation of the flow as the volume fraction of PAMA was increased. Tests on the turbine bench indicate that this type of equipment benefits from non-zero degrees of reaction. Finally, the novel and innovative result was that the addition of PAMA to water with a volume fraction of 20 ppm generates a considerable increase in turbine efficiency.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.