Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34385
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GustavoVieiraNunesBrito_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso 1,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação de métodos de energia para análise de fadiga em corpos entalhados
Outros títulos: Application of energy methods for fatigue analysis in carved bodies
Autor(es): Brito, Gustavo Vieira Nunes
Orientador(es): Ferreira, Jorge Luiz de Almeida
Assunto: Fadiga (Mecânica)
Materiais - fadiga
Resistência de materiais
Data de apresentação: 2-Mai-2022
Data de publicação: 30-Mar-2023
Referência: BRITO, Gustavo Vieira Nunes. Aplicação de métodos de energia para análise de fadiga em corpos entalhados. 2022. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade aplicar a metodologia de estimativa de vida à fadiga baseada na energia de deformação, em um programa elaborado para comparar duas metodologias, a regra de Neuber e o método de Glinka. Nesse sentido, é apresentado o modelo teórico de previsão de vida de fadiga segundo esse critério, aplicando-o em conjunto à programação em MATLAB a fim de desenvolver uma plataforma de saída de dados para auxilia na realização do cálculo de vida á fadiga. A finalidade de tal análise é obter a validade desta metodologia com as já consagradas metodologias ε-N e σ-N. É realizado o estudo do método aproximado de previsão dos estados de tensão e deformação locais propostos por Neuber (1961) e Glinka (1985), sendo verificada a aplicabilidade do método para um nível de carregamento definido. Através dos dados gerados pelo programa desenvolvido, foi possível constatar a diferença no número de repetições possíveis para uma história de carregamento aplicada, constatado uma diferença representativa entre os valores de tensão e deformação calculados através do método de Glinka e a regra de Neuber, sendo o método de Glinka mais conservador, gerando um resultado de repetições maior do que o encontrado através da regra de Neuber. Isso se dá visto que as tensões e deformações calculadas através do método de Glinka são menores que a regra de Neuber, evidenciando em um valor de vida maior.
Abstract: The present work aims to apply a life estimation methodology based on strain energy, developing a program designed to compare two methodologies, the Neuber rule and the Glinka method. In this sense, the theoretical model of life prediction according to this criterion is presented, applying it to MATLAB programming in order to develop a data output platform to assist in the realization of the fatigue life programming set. The purpose of such analysis is to obtain the validity of this methodology with the already established ε-N and σ-N methodologies. A study of the method for evaluating the method states and local formation proposed by Neuber (1961) and Glinka (1985) is carried out, and the applicability of the method for a defined loading level is verified. The difference in the data generated by the developed program, to verify a number of possible possibilities for an applied loading method, noting a difference through the developed program, noting a difference between the calculation and formation methods and the values of the Neuber calculation method . of conservative Glinka, yielding a result of the greater rule than that found through Neuber. This is given as a value of life and in a greater way.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.