Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34221
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_SilasNogueiraCosta_tcc.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Lo fantástico y el doble en la literatura cortazariana
Autor(es): Costa, Silas Nogueira
Orientador(es): Martinez Amaro, José Luis
Assunto: Literatura - fantasia
Literatura espanhola
Cortázar, Julio, 1914-1984
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 20-Mar-2023
Referência: COSTA, Silas Nogueira. Lo fantástico y el doble en la literatura cortazariana. 2021. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Letras - Tradução - Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho busca debater as relações do fantástico e do duplo com a literatura cortazariana. A concepção do fantástico e do duplo que vamos discutir não será somente mencionar o que seriam exatamente esses dois conceitos e sim relacioná-los com a vida de Cortázar. Partindo do pressuposto da ideia do fantástico como um gênero que transmite duas características (fantásticoicástico), que ao fim e ao cabo produzem duas vias, representação e ilusão, vamos resgatar a ideia de Platão e Todorov. Nesse contexto, com o objetivo de discutir sobre esses dois aspectos vamos analisar os contos Continuidad de los parques, Una flor amarilla e La noche boca arriba, do livro Final del juego, de Cortázar. Além disso, seguiremos uma lógica dos contos assim como está no livro Final del juego e por consequência uma lógica do fantástico.
Resumén: El presente trabajo busca debatir las relaciones de lo fantástico y del doble con la literatura cortazariana. La concepción de lo fantástico y del doble que vamos a discutir no será solamente mencionar lo qué serían exactamente esos dos conceptos y sí relacionarlos con la vida de Cortázar. Partiendo del supuesto de la idea de lo fantástico como un género que transmite dos características (fantástico-icástico), que al fin y al cabo producen dos vías, representación e ilusión, vamos a rescatar la idea de Platón y Todorov. En ese contexto, con el objetivo de discutir sobre esos dos aspectos vamos a analizar los cuentos Continuidad de los parques, Una flor amarilla y La noche boca arriba, del libro Final del juego, de Cortázar. A parte de eso, seguiremos una lógica de los cuentos así como está en el libro Final del Juego y por consecuencia una lógica de lo fantástico.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Tradução - Espanhol



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.