Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34213
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MatheusResendeDeAlmeida_tcc.pdf218,98 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorHejmanowski, Pawel Jerzy-
dc.contributor.authorAlmeida, Matheus Resende de-
dc.identifier.citationALMEIDA, Matheus Resende de. Literatura e religião: interinfluências sob a ótica de paraíso perdido. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA literatura existe enquanto parte integrante do mundo que a circunda, é por ele influenciada e a ele influencia. Tal afirmação é ainda mais palpável, visível e substanciosa quando se trata de religião. A interpenetração das duas coisas faz com que, muitas vezes, se confunda literatura com mito religioso. Fato que endossa essa assertiva é que os registros escritos - e portanto, históricos - que temos disponíveis acerca das religiões greco-romanas - assim como do paganismo nórdico, celta, etc. - são provenientes de textos literários, que apresentavam tanto uma finalidade fantasiosa e mimética quanto uma finalidade religiosa e litúrgica de fato. Ao observar a gênese da tragédia grega, nota-se que há uma interdependência entre rito religioso e mímese artística inegável. Essa interdependência tem como base a natureza holística da mímese. Quando o poeta utiliza, por exemplo, alguma força natural como personagem de uma obra, ele o faz de modo tão imaculado, fervoroso e inspirador que essa representação ganha vida aos olhos do espectador, que vê nisto a consumação do divino. No poema Paraíso Perdido, de John Milton podemos ver claramente essa interfluência, que reverbera principalmente no tocante a relação mito e sagrado, caracterização de personagens sagradas e moral.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura e moralpt_BR
dc.subject.keywordAnálise literáriapt_BR
dc.titleLiteratura e religião : interinfluências sob a ótica de paraíso perdidopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-20T12:36:56Z-
dc.date.available2023-03-20T12:36:56Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34213-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Literature exists as a key part of the world around it, it is influenced by the world and influences it. Such an affirmation is even more palpable, visible and substantial when it comes to religion. The interpretation of both things makes that one often mistakes literature for religion. The interpenetration of the two things leads to this mistake. A fact that endorses this statement is the historic data we have available about the Greek and Latin mythologies - as well as those of the nordic paganism, celt, etc. - are products of literary texts that had both a fictional and mimetic purpose as well as an actual religious and liturgical purpose. By observing the birth of the tragedy, we acknowledge that there is an undeniable interdependence between rite and artistic mimesis. This interdependence has its roots on the holistic nature of mimesis. When a poet uses, for instance, some natural force as a character of an oeuvre, he makes it so immaculately, fervently and inspiringly that this representation comes alive before the spectator, which sees in this representation the consummation of the divine. In the poem Paradise Lost, by John Milton we can see clearly this interinfluence, that reverberates especially with respect to the relation between myth and sacred, sacred characters development and moral.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Inglês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.