Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34082
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IaraDiasDeSantana_tcc.pdf682,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Misturação : uma atividade investigativa sobre misturas de substâncias no ensino fundamental
Autor(es): Santana, Iara Dias de
Orientador(es): Silva, Dianne Michelle Alves da
Assunto: Experimentação
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 8-Mar-2023
Referência: SANTANA, Iara Dias de. Misturação: uma atividade investigativa sobre misturas de substâncias no ensino fundamental. 2021. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O estudo contou com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental partindo de uma sequência de ensino investigativo (SEI), com metodologias ativas e um experimento de fácil acesso sobre misturas de substâncias. Pretende-se constatar o que o estudante tem de conhecimento prévio sobre misturas de substâncias para dar um melhor direcionamento afim de auxiliar na ressignificação do conhecimento utilizando a SEI. A SEI para o ensino de Química na disciplina de Ciências é importante para uma melhor associação dos conceitos trabalhados em sala, pois o estudo parte da contextualização do tema a partir da experimentação realizada em sala de aula. A atividade investigativa sobre o ensino de mistura de substâncias conta com a participação do estudante durante as etapas de realização. Ao partir dos conhecimentos prévios dos envolvidos, o professor é capaz de dar um melhor direcionamento para um maior acompanhamento dos alunos. Assim, o estudante passa a ser sujeito ativo na aquisição do conhecimento científico que evolui ao longo deste estudo. O acompanhamento do processo de ressignificação do conhecimento do estudante acerca sobre mistura de substâncias e a internalização de conceitos são pontos importantes abordados neste estudo.
Abstract: The study included 9th grade elementary school students starting from an investigative teaching sequence (SEI), with active methodologies and an easily accessible experiment on mixtures of substances. It is intended to verify what the student has prior knowledge about substance mixtures to give a better direction to the class in order to assist in the redefinition of knowledge using the SEI. The SEI for the teaching of Chemistry in the Science discipline makes the student able to associate the concepts worked on in the classroom, as the study starts from the contextualization of the theme from the experimentation carried out in the classroom. The investigative activity on the teaching of mixing substances counts on the student's participation during the stages of realization. Based on the prior knowledge of those involved, the teacher is able to provide better guidance for better monitoring of students. Thus, the student becomes an active subject in the acquisition of scientific knowledge that evolves throughout this study. Monitoring the process of reframing the student's knowledge about mixing substances and the internalization of concepts are important points addressed in this study.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.