Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34077
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LucasNonatoDosSantos_tcc.pdf1,61 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo do óxido de grafeno; redução e ensaios sensoriais para determinação de etanol em meio aquoso
Autor(es): Santos, Lucas Nonato dos
Orientador(es): Silva, Mauro Francisco Pinheiro da
Assunto: Óxido de grafeno
Óxido de boro
Químicos - formação
Data de apresentação: Nov-2019
Data de publicação: 8-Mar-2023
Referência: SANTOS, Lucas Nonato dos. Estudo do óxido de grafeno; redução e ensaios sensoriais para determinação de etanol em meio aquoso. 2019. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019. .
Resumo: Este trabalho tratou da síntese e redução de compósitos entre óxido de grafenos e ácido bórico, utilizando laser como agente de redução fototérmica, para aplicações sensoriais. A redução fototérmica utilizando lasers vem sendo bastante enfatizada na literatura devido: à facilidade de processamento a possibilidade de realização de litografia, levando à formação e materiais condutores e semicondutores de alta qualidade. A escolha do compósito entre o óxido de grafeno e a ácido bórico objetiva a proteção do óxido de grafeno da ablação pelo laser em condições ambiente. Para tanto, foram preparadas dispersões coloidais aquosas de óxido de grafeno puras e em soluções de ácido bórico fazendo a relação entre massa de óxido de grafeno e ácido bórico. Filmes dessas soluções foram depositadas via dip- coating sobre dois eletrodos de cobre sobre baquelite em configuração "two-block". Depois de secos esses filmes foram irradiados com laser de 1 mm de foco, em modo contínuo. Foram delimitados dois quadrados de 0,5 cm estabelecendo contato entre os eletrodos de cobre. Medidas sensoriais impedimétrica, em sistema headspace, foram realizadas utilizando uma ponte impedância. Os filmes depositados proporcionaram medidas de álcool na faixa de concentração de 1000 a 5000 PPM, com qualidade muito boa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.