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Título: Análise e validação numérica de modelos dinâmicos veiculares para aplicação em sistema de controle de estabilidade
Autor(es): Torres, Lucas Alves
Orientador(es): Pinto, André Murilo de Almeida
Assunto: Veículos
Veículos automotores
Dinâmica veicular
Data de apresentação: 10-Mai-2022
Data de publicação: 14-Fev-2023
Referência: TORRES, Lucas Alves. Análise e validação numérica de modelos dinâmicos veiculares para aplicação em sistema de controle de estabilidade. 2022. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O estudo da dinâmica veicular lateral é essencial para a análise do comportamento do veículo em curvas e capaz de identificar condições instáveis como a derrapagem e o capotamento lateral. Os principais parâmetros avaliados nesta dinâmica se tratam do ângulo de deslizamento lateral, da taxa de guinada e da taxa de rolagem do veículo, que são cruciais para o funcionamento do sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). O modelo teórico veicular, no que lhe concerne, é representado por diversas equações que regem seu movimento. Neste cenário, softwares como o VI-CarRealTime da VI-Grade consolidados no setor automotivo permitem uma análise completa da dinâmica de veículos. Por outro lado, é realizada a simplificação do modelo veicular completo através do modelo bicicleta para investigação de dinâmicas específicas, assim, a representação dos movimentos do veículo é limitada com menor número de graus de liberdade. A análise para dinâmica lateral parte do modelo de 2 graus de liberdade, que consiste no movimento lateral e de guinada, para o modelo de 3 graus de liberdade, que acrescenta a rolagem do chassi, até o modelo de 6 graus de liberdade, que inclui a dinâmica longitudinal e das rodas. Os pneus também possuem um papel significativo para a dinâmica e são modelados, portanto, com base na Magic-Formula cujos parâmetros utilizados provem de testes experimentais. As manobras selecionadas para análise baseiam-se em testes padrões realizados pela indústria automotiva. A correspondência da resposta dinâmica com o veículo real precisa ser garantida, para isso, a correlação dos modelos teóricos como modelo computacional consolidado do VI-CarRealTime é realizada para a validação. Logo, os resultados comparativos se destacam pelos direcionamentos corretos dos sinais e pela correlação bem sucedida das variáveis de rolagem e das forças laterais geradas nos pneus, em contrapartida, as considerações adotadas pelas simplificações impactaram na dinâmica longitudinal que, consequentemente, afetaram determinados sinais de velocidade longitudinal, deslizamento lateral e taxa de guinada.
Abstract: The study of lateral vehicle dynamics is essential for the analysis of vehicle behavior incurves and it can identify unstable conditions such as drifting and lateral rollover. The main signals evaluated in this dynamic are vehicle sideslip angle, yaw rate, and roll rate,which are crucial for the operation of the electronic stability control (ESC) already present in modern vehicles and expected to be mandatory for new vehicles in Brazil. The theoret-ical vehicle model, in turn, is composed of several equations that govern its movement. In this scenario, softwares such as theVI-CarRealTimefromVI-Grade, consolidated in the automotive sector, allow a complete analysis of vehicle dynamics. On the other hand, the simplification of the complete vehicle model based on the so-called bicycle model is devel-oped for investigation of specific dynamics that limit the representation of vehicle motions and indicates the degrees of freedom. The analysis for lateral dynamics starts from the 2 degrees of freedom model, which consists of lateral and yaw motion, to the 3 degrees of freedom model, which adds chassis roll, to the 6 degrees of freedom model, which includes longitudinal and wheel dynamics. The tires also have a significant role for the dynamics and they are modeled, therefore, based on the Magic-Formula whose parameters used are derived from experimental tests. The maneuvers selected for analysis are based on stan-dard tests performed by the automotive industry. The correspondence of the dynamic response with the real vehicle needs to be guaranteed, so the correlation of the theoretical models with the consolidated computational model ofVI-CarRealTimeis performed for validation. Thus, the comparative results are highlighted by the correct directions of the signals and the successful correlation of the rolling variables and the lateral tire forces, on the other hand, the considerations adopted by the simplifications impacted the longitudinal dynamics that, consequently, affected certain signals of longitudinal speed, sideslip and yaw rate.
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