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dc.contributor.advisorNeiva, Elaine Rabelo-
dc.contributor.authorOliveira, Luana de Paula-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luana de Paula. O trabalho remoto e o bem-estar dos professores em contexto de distanciamento social. 2022. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.pt_BR
dc.description.abstractDevido ao cenário de pandemia da Covid-19 e às inovações tecnológicas, as modalidades de trabalho vêm modificando-se consideravelmente. No âmbito educacional, viu-se necessária a aderência e adaptação ao sistema de ensino remoto durante o distanciamento social compulsório. Apesar da crescente adoção do teletrabalho no Brasil, há poucas publicações nacionais acerca dessa modalidade no contexto de pandemia. Por consequência dessas novas relações de trabalho, o presente estudo teve como objetivo descrever, por intermédio da Escala de Bem-Estar no Trabalho (EBET), as percepções e o nível de bem-estar dos professores em teletrabalho e identificar as associações dele com o contexto pandêmico. Com esse intuito, foi realizada uma pesquisa quantitativa com uma amostra de 200 professores de instituições públicas, empresas do setor privado e de serviço voluntariado que trabalharam de forma remota no Brasil durante o período de Pandemia da Covid-19. Foram conduzidas análises estatísticas descritivas, como cálculo de média e desvio padrão, comparações a partir dos testes U de Mann-Whitney e H de Kruskal-Wallis e, por fim, correlações bivariadas de Pearson. Os resultados da EBET evidenciaram moderada predominância de afetos negativos em relação aos afetos positivos, contudo ainda assim demonstraram que os professores se sentem realizados no trabalho. Quanto às associações, verificaram-se correlações significativas entre a EBET com o contexto do adequado de trabalho, sendo a associação mais forte entre realização e prioridades bem estabelecidas pela organização para os professores. Ademais, houve correlações entre a EBET com as situações positivas no trabalho remoto, sendo maior a associação entre afetos positivos e saúde emocional. Essa pesquisa contribui para uma diagnose dos efeitos da pandemia e do trabalho remoto para os docentes, além de contribuir para a administração das instituições de ensino, auxiliando a gestão na tomada de decisão sobre a modalidade remota.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeletrabalhopt_BR
dc.subject.keywordBem-estar no trabalhopt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordDistanciamento socialpt_BR
dc.titleO trabalho remoto e o bem-estar dos professores em contexto de distanciamento socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-02T13:51:46Z-
dc.date.available2023-02-02T13:51:46Z-
dc.date.submitted2022-09-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33304-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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