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Título: Avaliação de competências clínicas em simulações de atendimento por telefarmácia
Autor(es): Lima, Daniel Andrade
Orientador(es): Santana, Rafael Santos
Coorientador(es): Moura, Audinei de Sousa
Assunto: Cuidados de saúde
Avaliação educacional
Telefarmácia
Data de apresentação: 29-Set-2022
Data de publicação: 31-Jan-2023
Referência: LIMA, Daniel Andrade. Avaliação de competências clínicas em simulações de atendimento por telefarmácia. 2022. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Objetivo: objetivo deste trabalho foi analisar o desempenho de profissionais e estudantes de farmácia em teleconsultas para manejo de transtornos autolimitados por meio de avaliação por pares. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quali-quantitativa, realizado em 3 etapas. Foi criado um curso onde farmacêuticos atuantes em farmácia comunitária e alunos da disciplina de estágio em farmácia comunitária simulavam atendimentos farmacêuticos baseado em casos clínicos de transtornos autolimitados e, utilizando uma ferramenta de avaliação estruturada para a Avaliação Por Pares, em sua última versão, no Microsoft Forms, avaliavam o manejo do caso, as indicações terapêuticas e farmacológicas, as orientações e o monitoramento do cuidado. Em posse dos dados, foi realizado o tratamento dos dados realizando analises quantitativas das avaliações das competências. Resultados: Os Resultados demostraram cerca dificuldade dos avaliados em solicitarem exames de sinais vitais, com apenas de 57% avaliações satisfatórias para esta etapa; em contrapartida, aspectos relacionados ao acolhimento do paciente e definição do problema obtiveram as maiores avaliações satisfatórias, 90% e 84,3% respectivamente. Também foi observado que, de forma geral, os profissionais já graduados receberam mais pontuações negativas nos aspectos relacionados a aferição e solicitação de sinais vitais, se comparadas com os manejos realizados pelos alunos. Discussão: Foi observado que as principais competências clínicas, como comunicação e condução de uma anamnese foram demonstradas em níveis satisfatórios; todavia, aspectos também descritos na literatura como monitoramento de saúde e aferição e solicitação de sinais vitais são etapas a se desenvolver. Conclusão: Os resultados demonstraram desempenhos satisfatórios na maioria das etapas no manejo de transtornos autolimitados. Foi demonstrada grande capacidade dos alunos do curso em identificar problemas de saúde. Em contrapartida, dificuldade em realizar manejos de parâmetros clínicos objetivos também foi bastante evidenciado. Conclui-se que é necessário capacitar os novos profissionais farmacêuticos para este mercado ainda muito recente – o da telefarmácia
Abstract: Objective: to carry out a verification of Clinical Competences using Peers in the Management of Assessment of Self-Limited Disorders in Realistic Simulations of Telepharmacy Attendance. Methods: A course was created where pharmacists working in community pharmacies and students of the pharmaceutical internship discipline in its latest version simulated consultations and used a structured evaluation tool for their evaluation Peers, in Microsoft Forms, evaluated to others. In possession of the data, studies were carried out to analyze the estimates of competences. Results: The results showed difficulties around the tests in vitality exams, with only 57% of estimates: estimates for this stage; in contrast, aspects related to the patient and problem definition collected as the highest estimates and 84.3%, respectively. It was also observed that, in general, professionals already graduated received negative reactions in the aspects related to a request for models, selected more scores with models made by students. Discussion: It was observed that the main clinical skills, such as communication and conducting an anamnesis, were demonstrated at satisfactory levels; however, aspects also described in the literature such as health monitoring and measurement and request of vital signs are steps to be developed. Conclusion: The results identified great ability of the students of the course in problems of. On the other hand, difficulty in performing the diagnostic models was also quite evident. It is concluded that it is necessary to train new pharmaceutical professionals for this still very recent market – that of telepharmacy.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2022.
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