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dc.contributor.advisorSantana, Rafael Santos-
dc.contributor.authorLima, Daniel Andrade-
dc.identifier.citationLIMA, Daniel Andrade. Avaliação de competências clínicas em simulações de atendimento por telefarmácia. 2022. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2022.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: objetivo deste trabalho foi analisar o desempenho de profissionais e estudantes de farmácia em teleconsultas para manejo de transtornos autolimitados por meio de avaliação por pares. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quali-quantitativa, realizado em 3 etapas. Foi criado um curso onde farmacêuticos atuantes em farmácia comunitária e alunos da disciplina de estágio em farmácia comunitária simulavam atendimentos farmacêuticos baseado em casos clínicos de transtornos autolimitados e, utilizando uma ferramenta de avaliação estruturada para a Avaliação Por Pares, em sua última versão, no Microsoft Forms, avaliavam o manejo do caso, as indicações terapêuticas e farmacológicas, as orientações e o monitoramento do cuidado. Em posse dos dados, foi realizado o tratamento dos dados realizando analises quantitativas das avaliações das competências. Resultados: Os Resultados demostraram cerca dificuldade dos avaliados em solicitarem exames de sinais vitais, com apenas de 57% avaliações satisfatórias para esta etapa; em contrapartida, aspectos relacionados ao acolhimento do paciente e definição do problema obtiveram as maiores avaliações satisfatórias, 90% e 84,3% respectivamente. Também foi observado que, de forma geral, os profissionais já graduados receberam mais pontuações negativas nos aspectos relacionados a aferição e solicitação de sinais vitais, se comparadas com os manejos realizados pelos alunos. Discussão: Foi observado que as principais competências clínicas, como comunicação e condução de uma anamnese foram demonstradas em níveis satisfatórios; todavia, aspectos também descritos na literatura como monitoramento de saúde e aferição e solicitação de sinais vitais são etapas a se desenvolver. Conclusão: Os resultados demonstraram desempenhos satisfatórios na maioria das etapas no manejo de transtornos autolimitados. Foi demonstrada grande capacidade dos alunos do curso em identificar problemas de saúde. Em contrapartida, dificuldade em realizar manejos de parâmetros clínicos objetivos também foi bastante evidenciado. Conclui-se que é necessário capacitar os novos profissionais farmacêuticos para este mercado ainda muito recente – o da telefarmáciapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCuidados de saúdept_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordTelefarmáciapt_BR
dc.titleAvaliação de competências clínicas em simulações de atendimento por telefarmáciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-31T11:46:34Z-
dc.date.available2023-01-31T11:46:34Z-
dc.date.submitted2022-09-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33222-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoMoura, Audinei de Sousa-
dc.description.abstract1Objective: to carry out a verification of Clinical Competences using Peers in the Management of Assessment of Self-Limited Disorders in Realistic Simulations of Telepharmacy Attendance. Methods: A course was created where pharmacists working in community pharmacies and students of the pharmaceutical internship discipline in its latest version simulated consultations and used a structured evaluation tool for their evaluation Peers, in Microsoft Forms, evaluated to others. In possession of the data, studies were carried out to analyze the estimates of competences. Results: The results showed difficulties around the tests in vitality exams, with only 57% of estimates: estimates for this stage; in contrast, aspects related to the patient and problem definition collected as the highest estimates and 84.3%, respectively. It was also observed that, in general, professionals already graduated received negative reactions in the aspects related to a request for models, selected more scores with models made by students. Discussion: It was observed that the main clinical skills, such as communication and conducting an anamnesis, were demonstrated at satisfactory levels; however, aspects also described in the literature such as health monitoring and measurement and request of vital signs are steps to be developed. Conclusion: The results identified great ability of the students of the course in problems of. On the other hand, difficulty in performing the diagnostic models was also quite evident. It is concluded that it is necessary to train new pharmaceutical professionals for this still very recent market – that of telepharmacy.pt_BR
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



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