Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33191
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_FernandaBritoLima_tcc.pdf494,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Consumo de frutas e hortaliças em idosos e seu impacto no envelhecimento saudável : uma revisão da literatura
Autor(es): Lima, Fernanda Brito
Orientador(es): Arruda, Sandra Fernandes
Assunto: Envelhecimento - aspectos nutricionais
Frutas
Hortaliças
Dietas
Idosos
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 28-Jan-2023
Referência: LIMA, Fernanda Brito. Consumo de frutas e hortaliças em idosos e seu impacto no envelhecimento saudável: uma revisão da literatura. 2022. 30 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Nutrição) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Introdução A população mundial vem passando por um processo de envelhecimento populacional que implica no aumento da prevalência de doenças relacionadas à idade. O consumo de frutas e hortaliças constitui um fator promotor do envelhecimento saudável, contribuindo para prevenção de diversas doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a ingestão de frutas e hortaliças deve ser de no mínimo 400g/dia (5 porções/dia) de. Objetivo A presente revisão de literatura teve como objetivo avaliar a relação entre o consumo de frutas e hortaliças de idosos e seu impacto no envelhecimento saudável. Metodologia Os artigos foram selecionados nas bases de dados PubMed, Web of Sciencee SCOPUS. Os descritores utilizados nas buscas foram combinados da seguinte maneira: [“fruit” AND “vegetable” AND (“dietary intake” OR “dietary assessment” OR “consumption) AND (“longevity” OR “healthy aging”). A seleção dos artigos foi realizada a partir da leitura dos títulos, resumos e texto completos. Foram incluídos estudos observacionais, publicados entre os anos 2016 e2021, nos idiomas inglês e português, conduzidos em idosos e que avaliaram a associação do consumo de frutas e hortaliças com algum desfecho relacionado à saúde do idoso. Resultados 10 artigos do tipo coorte, com tamanho amostral variando entre 473 e78.366 participantes idosos foram incluídos para a revisão da literatura. Os desfechos de saúde avaliados foram: sarcopenia, duração de sono e mortalidade, fragilidade, mortalidade por doença cardiovascular aterosclerótica, demência, degeneração macular, sintomas depressivos e fratura de quadril. Entre as publicações avaliadas, 75%, 87,5% e 100%dos estudos observaram melhora nos desfechos de saúde do idoso, ao comparar maiores quartis, porções ou frequência de consumo de frutas, hortaliças e frutas + hortaliças, respectivamente. Conclusão Os dados da literatura sugerem que o consumo combinado de frutas + hortaliças parece ser mais efetivo na redução do risco dos desfechos de saúde avaliados, comparado ao consumo apenas de frutas ou hortaliças. A ingestão de no mínimo 4 porções de frutas/dia, 3 porções de hortaliças/dia ou 5 porções de frutas + hortaliças/dia parece promover efeitos positivos na saúde de idosos. Porém, mais estudos são necessários para se obter resultados mais conclusivos no que diz respeito ao consumo de frutas e hortaliças com desfechos de saúde em idosos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.