Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3319
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CassiaGuidoni.pdf368,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão escolar de alunos em situação de risco social : desafios e possibilidades
Autor(es): Guidoni, Cassia
Orientador(es): Nunes, Alia Maria Barrios González
Assunto: Inclusão escolar
Distúrbios da aprendizagem
Inclusão social
Professores - formação
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 18-Abr-2012
Referência: GUIDONI, Cassia. Inclusão escolar de alunos em situação de risco social: desafios e possibilidades. 2011. 42 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Crianças com grande dificuldade para se adequar ao ambiente escolar, que não se apropriam do mínimo conhecimento oferecido pela escola, com grande dificuldade de manter a concentração em sala de aula, passam vários anos em uma mesma série, vivem em situação de vulnerabilidade social. As dificuldades e a incapacidade de se adaptar ao ambiente escolar aumentam a vulnerabilidade da criança. Essas questões desafiam a escola a buscar alternativas e projetos que viabilizem a inclusão ao ambiente e aos conteúdos escolares. Professores sem formação adequada são desafiados cotidianamente a buscar alternativas que incluam essas crianças no contexto escolar e da sala de aula, mas nem sempre conseguem. A inclusão vinda de cima para baixo faz com que o professor inclua sem ter a formação adequada para isso. O histórico de exclusão social faz com que as famílias não acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Todos esses fatores sobrecarregam a escola com situações que estão além de sua resolução. A falta de políticas públicas que juntamente com a escola e a família minimizem essas questões e possibilitem a real inclusão da criança no contexto escolar e da sala de aula, viabilizando a aquisição de conhecimento que é o objetivo principal ao frequentar uma escola. Este trabalho procurou estudar os desafios e as possibilidades de inclusão escolar dos alunos em situação de risco social e dificuldade de aprendizagem. Foram realizadas entrevistas com os profissionais da escola, onde ficou ressaltada a necessidade urgente de formação em inclusão escolar, e com isso possibilitar o desenvolvimento cultural e social desses alunos, respeitando suas diferenças e atendendo as suas necessidades.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3319
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons