Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3319
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CassiaGuidoni.pdf368,65 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNunes, Alia Maria Barrios González-
dc.contributor.authorGuidoni, Cassia-
dc.identifier.citationGUIDONI, Cassia. Inclusão escolar de alunos em situação de risco social: desafios e possibilidades. 2011. 42 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractCrianças com grande dificuldade para se adequar ao ambiente escolar, que não se apropriam do mínimo conhecimento oferecido pela escola, com grande dificuldade de manter a concentração em sala de aula, passam vários anos em uma mesma série, vivem em situação de vulnerabilidade social. As dificuldades e a incapacidade de se adaptar ao ambiente escolar aumentam a vulnerabilidade da criança. Essas questões desafiam a escola a buscar alternativas e projetos que viabilizem a inclusão ao ambiente e aos conteúdos escolares. Professores sem formação adequada são desafiados cotidianamente a buscar alternativas que incluam essas crianças no contexto escolar e da sala de aula, mas nem sempre conseguem. A inclusão vinda de cima para baixo faz com que o professor inclua sem ter a formação adequada para isso. O histórico de exclusão social faz com que as famílias não acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Todos esses fatores sobrecarregam a escola com situações que estão além de sua resolução. A falta de políticas públicas que juntamente com a escola e a família minimizem essas questões e possibilitem a real inclusão da criança no contexto escolar e da sala de aula, viabilizando a aquisição de conhecimento que é o objetivo principal ao frequentar uma escola. Este trabalho procurou estudar os desafios e as possibilidades de inclusão escolar dos alunos em situação de risco social e dificuldade de aprendizagem. Foram realizadas entrevistas com os profissionais da escola, onde ficou ressaltada a necessidade urgente de formação em inclusão escolar, e com isso possibilitar o desenvolvimento cultural e social desses alunos, respeitando suas diferenças e atendendo as suas necessidades.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.subject.keywordDistúrbios da aprendizagemen
dc.subject.keywordInclusão socialen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.titleInclusão escolar de alunos em situação de risco social : desafios e possibilidadesen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-04-18T12:01:31Z-
dc.date.available2012-04-18T12:01:31Z-
dc.date.issued2012-04-18T12:01:31Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3319-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3319pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons