Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33130
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_KelleCristinaPereiraDaSilva_tcc.pdf405,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Como abordar questões de gênero no sistema jurídico? o abolicionismo de gênero como catalisador de redução de complexidade no direito brasileiro
Autor(es): Silva, Kelle Cristina Pereira da
Orientador(es): Maciel, Otávio Souza e Rocha Dias
Coorientador(es): Rampim, Talita Tatiana
Assunto: Gênero - relações
Gêneros não binários
Xenofobia
Direito e gênero
Data de apresentação: 15-Set-2022
Data de publicação: 24-Jan-2023
Referência: SILVA, Kelle Cristina Pereira da. Como abordar questões de gênero no sistema jurídico? o abolicionismo de gênero como catalisador de redução de complexidade no direito brasileiro. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem por escopo analisar a relação entre direito e gênero a partir da Teoria dos Sistemas Autopoiéticos de Niklas Luhmann, dos Estudos Transviad@s de Berenice Bento e da proposta abolicionista de gênero de Helen Hester. Duas são as hipóteses que orientam este trabalho: o gênero, enquanto uma categoria moderna, é contingente e instável; o abolicionismo de gênero pode funcionar como um catalisador de redução de complexidade no direito brasileiro. Para investigação de tais premissas, será necessário, inicialmente, apresentar os conceitos basilares da Teoria dos Sistemas de matriz luhmanniana, buscando-se evidenciar os marcos teóricos que funcionarão como ponto de partida. Em seguida, pretende-se estabelecer pontos de relação entre a teoria apresentada com a crítica à modernidade a partir de Oyèrónkẹ Oyěwùmí e autores e autoras correlatos; e as vertentes feministas que apontam o abolicionismo de gênero como premissa para a proliferação das diferenças, em especial o xenofeminismo e o transfeminismo de Helen Hester e de Berenice Bento, respectivamente. Por fim, busca-se construir um lugar comum que englobe as contribuições de todos estes autores.
Abstract: The present work aims to analyze the relationship between law and gender based on Niklas Luhmann's Theory of Autopoietic Systems, Berenice Bento's Transviad@s Studies and Helen Hester's gender abolitionist proposal. There are two hypotheses that guide this work: gender, as a modern category, is contingent and unstable; gender abolitionism can work as a catalyst for reducing complexity in Brazilian law. To investigate such premises, it will be necessary, initially, to present the basic concepts of Luhmann’s Systems Theory, seeking to highlight the theoretical frameworks that will work as a starting point. Next, we intend to establish points of relationship between the presented theory and the critique of modernity from Oyèrónkẹ Oyěwùmí and related authors; and the feminist strands that point to gender abolitionism as a premise for the proliferation of differences, especially Helen Hester’s and Berenice Bento’s Xenofeminism and Transfeminism, respectively. Finally, we seek to build a common place that encompasses the contributions of all these authors.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.