Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3307
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_IraciMartinsdeSousaCordeiro.pdf2,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão de crianças com Síndrome de Cornélia de Lange na educação infantil
Autor(es): Cordeiro, Iraci Martins de Sousa
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Educação inclusiva
Educação de crianças
De Lange, Síndrome de
Inclusão escolar
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 17-Abr-2012
Referência: CORDEIRO, Iraci Martins de Sousa. Inclusão de crianças com Síndrome de Cornélia de Lange na educação infantil. 2011. 66 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A ampliação do processo educacional no Brasil possibilitou, nos últimos anos, a inclusão de crianças com necessidades especiais às escolas. Neste sentido, este trabalho será investigativo e abordará, primeiramente, os aspectos históricos e legais da inclusão de crianças com Necessidades Especiais na Educação Infantil, especificamente as com Síndrome Cornélia de Lange. Um dos objetivos é proporcionar aos professores e leitores um pouco de conhecimento sobre essa Síndrome, ainda tão desconhecida, assim sendo, abordará também, as características físicas e psicológicas das crianças com Síndrome e como a família e a escola podem contribuir para que as mesmas obtenham melhores condições de aprendizagem. Para um melhor entendimento, foram elaborados questionários específicos à mãe de uma criança com síndrome, aos professores que trabalham em sala de aula e à diretora da instituição que acolheu essa pesquisa. Após uma análise dos resultados, esperamos contribuir para um conhecimento mais claro de como oferecer uma intervenção pedagógica mais comprometida comessas crianças, e compreender de que forma a inclusão pode ser realmente estabelecida em nossas escolas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2011. ___________________________________________________________________________ Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar a Distância.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons