Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3307
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_IraciMartinsdeSousaCordeiro.pdf2,24 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorCordeiro, Iraci Martins de Sousa-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Iraci Martins de Sousa. Inclusão de crianças com Síndrome de Cornélia de Lange na educação infantil. 2011. 66 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2011. ___________________________________________________________________________ Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar a Distância.en
dc.description.abstractA ampliação do processo educacional no Brasil possibilitou, nos últimos anos, a inclusão de crianças com necessidades especiais às escolas. Neste sentido, este trabalho será investigativo e abordará, primeiramente, os aspectos históricos e legais da inclusão de crianças com Necessidades Especiais na Educação Infantil, especificamente as com Síndrome Cornélia de Lange. Um dos objetivos é proporcionar aos professores e leitores um pouco de conhecimento sobre essa Síndrome, ainda tão desconhecida, assim sendo, abordará também, as características físicas e psicológicas das crianças com Síndrome e como a família e a escola podem contribuir para que as mesmas obtenham melhores condições de aprendizagem. Para um melhor entendimento, foram elaborados questionários específicos à mãe de uma criança com síndrome, aos professores que trabalham em sala de aula e à diretora da instituição que acolheu essa pesquisa. Após uma análise dos resultados, esperamos contribuir para um conhecimento mais claro de como oferecer uma intervenção pedagógica mais comprometida comessas crianças, e compreender de que forma a inclusão pode ser realmente estabelecida em nossas escolas.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordDe Lange, Síndrome deen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.titleInclusão de crianças com Síndrome de Cornélia de Lange na educação infantilen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-04-17T13:48:17Z-
dc.date.available2012-04-17T13:48:17Z-
dc.date.issued2012-04-17T13:48:17Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3307-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons