Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/3299
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_IngriddeSousaAndrade.pdf301,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A compreensão leitora de alunos do ensino fundamental
Autor(es): Andrade, Ingrid de Sousa
Orientador(es): Henriques, Eda Maria de Oliveira
Assunto: Leitura
Compreensão na leitura
Letramento
Crianças - livros e leitura
Data de apresentação: 15-Dez-2010
Data de publicação: 17-Abr-2012
Referência: ANDRADE, Ingrid de Sousa. A compreensão leitora de alunos do ensino fundamental. 2010. 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Este trabalho monográfico apresenta estudo acerca da compreensão leitora de alunos do ensino fundamental, por meio de observações e intervenções em aulas na rede pública de ensino a partir do trabalho realizado nos projetos três e quatro na Faculdade de Educação. O primeiro, cujo tema construído foi “Alfabetização e linguagem: Práticas de leitura” serviu como base para trabalhar textos e interpretações com os alunos. O segundo projeto, “Letramento e formação de professores”, permitiu de forma mais significativa a construção deste trabalho tendo em vista a descrição das aulas administradas na Escola Classe 49 localizada em Taguatinga Norte. A leitura como forma de aproximação entre a estagiária e as crianças, é o ponto crucial deste trabalho que visa à importância da interação em sala de aula como caminho para a construção conjunta do conhecimento. Com este estudo, espera-se promover a reflexão de que a leitura permeia a vida social e acadêmica dos alunos, sendo papel urgente dos pais e educadores contribuir para o processo de letramento das crianças, de maneira a criar as possibilidades para o acesso e interesse das mesmas por leituras de textos diversos que circulam na sociedade, com a proposta indispensável do uso de práticas pedagógicas que venham a facilitar a compreensão leitora dos alunos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This monograph presents a study on the reading comprehension of elementary school students through classroom observations and interventions in public schools from the work carried out at the third and fourth projects at the Faculty of Education. The first, built the theme was "Literacy and language: Practice reading" served as a base to work from texts and interpretations of students. The second project, "Literacy and Teacher Education", allowed a more meaningful way of this construction work taking view a description of the classes given in Class 49 School located in North Taguatinga. Reading as a form of reconciliation between trainee and children, is the crux of this work which aims at the importance of interaction in the classroom as a way for the joint construction of knowledge. This study is expected to promote thought that reading permeates social life and academic students, and urgent role of parents and educators contribute to the literacy of children in order to create opportunities for access and interest by the same readings of various texts that circulate in society, with the proposed essential use of pedagogical practices that will facilitate the reading comprehension of students.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons