Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3295
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AndreadeSouzaFelixAmaral.pdf425,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão escolar : uma nova proposta pedagógica
Autor(es): Amaral, Andréa de Souza Félix
Orientador(es): Fernandes, Ana Claudia Rodrigues
Assunto: Educação inclusiva
Educação especial
Prática de ensino
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 16-Abr-2012
Referência: AMARAL, Andréa de Souza Félix. Inclusão escolar: uma nova proposta pedagógica. 2011. 65 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A inclusão escolar é uma realidade da qual não se pode fechar os olhos e deixá-la acontecer simplesmente. Ela deve ser encarada com mais seriedade, tanto por parte do poder público como dos nossos educadores e foi pensando nisso, que resolvi fazer essa pesquisa, tendo como objetivo, investigar a necessidade de práticas educativas inovadoras, que possam atender a todos os alunos, cujo foco foram aqueles com necessidades educativas especiais matriculados em uma escola municipal da cidade de Anápolis-GO.Para a realização da pesquisa foi utilizada a perspectiva qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a observação dos alunos com necessidades educativas especiais, em seu cotidiano escolar, das classes do 3º, 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental de 1ª Fase e entrevistas semi estruturadas com as professoras regentes e a coordenadora pedagógica, bem como uma análise das práticas utilizadas pelos professores responsáveis pela educação dessas crianças, evidenciando as dificuldades encontradas pelos educadores ao recebê-los. Os resultados se mostraram significativos quanto a necessidade de uma urgente reflexão junto a comunidade escolar sobre as práticas educativas utilizadas na escola, reestruturação predial, formação continuada dos professores, bem como a capacitação de equipes de apoio, a fim de garantir o real acolhimento dos alunos da Educação Inclusiva, para que no futuro esses alunos tenham uma vida autônoma, podendo criar, fazer suas próprias escolhas, e assim fazer parte do mundo como qualquer outro cidadão.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons